Finalizando a série de posts sobre a situação dos principais campeonatos europeus, hoje vamos falar sobre as ligas da Espanha e de Portugal. Na quarta-feira, mostramos como está a briga na Alemanha e na Itália e na quinta na Inglaterra, França e Holanda.
Espanha:
O campeonato mais óbvio dos principais da Europa, a Liga espanhola vai terminar da maneira como todos imaginavam: com Barcelona e Real Madrid disputando o título. Desde o início com as milionárias contratações feitas pelo Real e a manutenção de quase todo o time campeão europeu do Barça, já se imaginava que este seria o desfecho. O que se viu em toda a temporada na Espanha foi o abismo técnico dos dois gigantes em relação aos demais. Tanto é que hoje a diferença entre o Real Madrid e o terceiro colocado Valencia é de 21 pontos.
Quem está mais perto do título é o Barcelona, que não apenas tem três pontos de vantagem sobre o Real (83 a 80) como leva vantagem no confronto direto contra o rival, pois venceu as duas partidas. Nas seis rodadas que restam, portanto, o Real precisa vencer e torcer por dois tropeços do Barça, que ainda se divide entre o campeonato e a Liga dos Campeões da Europa. Veja abaixo os confrontos que restam para os dois times:
Barcelona - Espanyol (fora), Xerez (casa), Villarreal (fora), Tenerife (casa), Sevilla (fora) e Valladolid (casa)
Real Madrid - Valencia (casa), Zaragoza (fora), Osasuña (casa), Mallorca (fora), Athletic Bilbao (casa), Málaga (fora)
Barça e Real já estão na Liga dos Campeões. Restam, então, duas vagas no principal torneio europeu. Seis times ainda sonham com ela: Valencia (59 pontos), Mallorca (52), Sevilla (51) e Athletic Bilbao (48), Getafe (47) e Villarreal (46). Destes, dois ganharão como prêmio de consolação vagas na Liga Europa.
Se a briga pelo título está resumida a dois times, a luta contra o rebaixamento está mais disputada. Seis clubes estão tentando fugir das três últimas colocações: Xerez (26 pontos), Valladolid (28), Tenerife (29), Málaga (32), Zaragoza (33) e Racing (35). Veja abaixo os jogos que restam para estas equipes:
Xerez - Racing (casa), Barcelona (fora), Almeria (casa), Valencia (fora), Zaragoza (casa) e Osasuña (fora)
Valladolid - Málaga (fora), Sporting Gijon (fora), Getafe (casa), Atlético de Madrid (fora), Racing (casa) e Barcelona (fora)
Tenerife - Getafe (casa), Atlético de Madrid (fora), Racing (casa), Barcelona (fora), Almeria (casa) e Valencia (fora)
Málaga - Valladolid (casa), Mallorca (fora), Sporting Gijón (casa), Athletic Bilbao (fora), Getafe (fora) e Real Madrid (casa)
Zaragoza - Athletic Bilba (fora), Real Madrid (casa), Deportivo (fora), Espanyol (casa), Xerez (fora) e Villarreal (casa)
Racing - Xerez (fora), Villarreal (casa), Tenerife (fora), Sevilla (casa), Valladolid (fora) e Sporting Gijon (casa)
Portugal:
A quatro rodadas do fim do Campeonato Português, o Benfica está muito perto de finalmente quebrar a hegemonia de quatro anos do Porto e voltar a conquistar um título que não vem desde 2005. Os Encarnados lideram o torneio com 67 pontos, seis a frente do Braga, o segundo colocado e único que ainda pode conquistar o título.
Para faturar a taça, basta ao Benfica vencer apenas dois jogos. Mesmo tendo que enfrentar um clássico contra o Porto na reta final, o time está com a mão na taça, pois os outros três jogos serão contra equipes que estão na parte de baixo da tabela. Veja abaixo os confrontos que restam para as duas equipes:
Benfica - Academica de Coimbra (fora), Olhanense (casa), Porto (fora) e Rio Ave (casa)
Braga - Leixões (casa), Naval (fora), Paços Ferreira (casa) e Nacional da Madeira (fora)
Portugal tem direito a três vagas na próxima Liga dos Campeões e elas já estão definidas. Além de Benfica e Braga, o Porto (56 pontos), com chances apenas matemáticas de ser campeão, não perderá mais a terceira posição. O quarto colocado, o Sporting, tem 41 pontos e deve ir para a Liga Europa.
A liga portuguesa classifica o quarto e o quinto colocados para o segundo torneio mais importante do continente, além do campeão da Copa de Portugal. Como a decisão reunirá Chaves e Porto, mesmo que perca a final, o Chaves ficará com a outra vaga como vice-campeão do torneio.
Além do Sporting, ainda disputam as vagas na Liga Europa o Vitória de Guimarães (37 pontos), União de Leiria (34), Paços Ferreira (33) e Nacional da Madeira (33).
Na parte de baixo da tabela, cinco times ainda tentam fugir dos últimos dois lugares que decretam o rebaixamento. Lanterna com 16 pontos, o Belenenses está praticamente na Série B. Ainda correm para fugir da degola Leixões (21 pontos), Vitória de Setubal (25), Olhanense (25) e Acadêmica de Coimbra (26). Veja abaixo os jogos que restam para estas equipes:
Belenenses - Rio Ave (casa), Vitória de Guimarães (fora), União de Leiria (casa) e Vitória de Setúbal (fora)
Leixões - Braga (fora), Acadêmica de Coimbra (casa), Olhanense (fora) e Sporting (casa)
Vitória de Setubal - Sporting (fora), Porto (casa), Marítmo (fora) e Belenenses (casa)
Olhanense - Marítimo (casa), Benfica (fora), Leixões (casa) e Paços Ferreira (fora)
Acadêmica de Coimbra - Benfica (casa), Leixões (fora), Nacional da Madeira (casa) e Naval (fora)
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário