Com a temporada chegando ao fim, os principais campeonatos europeus entram na reta final. A partir de hoje vamos mostrar uma resumo de como anda a disputa pelo título, pelas vagas na Liga dos Campeões e na Liga Europa e contra o rebaixamento nas sete principais ligas do Velho Continente: Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Portugal. Neste primeiro post, trataremos da Bundesliga e do Calcio.
Alemanha:
Faltam apenas quatro rodadas para o término da Bundesliga e três times ainda disputam a salva de prata de campeão da temporada: Bayern de Munique, Schalke 04 e Bayer Leverkusen. Os bávaros lideram com 60 pontos, dois a mais do que os Azuis Reais e seis a frente do time do brasileiro Renato Augusto.
O fiel da balança na reta final pode ser o Hertha Berlin. Lanterna do campeonato com 22 pontos e ainda tentando fugir do rebaixamento, a equipe ainda enfrentará os três postulantes ao título, sendo que o líder Bayern será na última rodada no jogo que pode significar o título para um ou a fuga da degola para outro. A equipe do ex-tricolor Cícero enfrentará o Schalke na 32ª rodada e o Bayer Leverkusen na 33ª.
Na reta final, o Bayern também enfrenta outros dois times que estão tentando fugir do rebaixamento: o Hannover, antepenúltimo colocado com 27 pontos, e o Bochum, 16º com 28. O time de Louis Van Gaal também terá que encarar o Borussia Monchengladbach, 11º com 37 pontos e sem qualquer ambição no campeonato.
O Borussia também passará pelos caminhos de Schalke e Bayer. A equipe de Kevin Kuranyi terá ainda pela frente o Werder Bremen, adversário perigoso e ainda sonhando com a Liga dos Campeões, e o Mainz 05, outro time sem mais nada a fazer na competição. Já o Bayer está em situação semelhante. Pega na sequência, Stuttgart (sétimo colocado com 47 pontos), Hannover, Hertha Berlin e Borussia Monchengladbach.
Além de estar na pior posição entre entre os três, o Bayer parece ter a tabela mais complicada, enfrentando três times que ainda disputam alguma coisa na competição. Contra o Bayern de Munique está o fato de ainda ter que se dividir num duelo contra o Lyon pela Liga dos Campeões. As semifinais estão marcadas para os dias 21 e 27.
Na Alemanha, os três primeiros se garantem na Liga dos Campeões, vagas que devem ficar com os postulantes ao título. O quarto e o quinto, assim como o campeão da Copa da Alemanha vão para a Liga Europa. Uma destas vagas, portanto, já é do Werder Bremen. Atualmente em quinto lugar com 51 pontos, o time está na decisão do torneio contra o Bayern de Munique. Mesmo que não termine entre os primeiros da Bundesliga, entrará na liga europeia, pois se for vice-campeão da Copa, se classificará, uma vez que o Bayern vai para a Liga dos Campeões.
Também estão na disputa para jogar a Liga Europa o Borussia Dortmund, quarto colocado com 52 pontos, o Stuttgart, Wolfsburg (46 pontos) e Eintracht Frankfurt (44).
Já a luta contra a queda para a segunda divisão está acirrada e envolve cinco times. A situação mais desesperadora é a do Hertha Berlin, que dificilmente escapará da degola, pois está seis pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento ainda com 12 a serem disptuados. Quem também está muito perto da Série B é o Freiburg, penúltimo colocado com 25 pontos. Hannover (27), Bochum (28) e Nuremberg (28) também lutam para ficar na pior das hipóteses em antepenúltimo, posição que lhes garante ao menos um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão. Veja abaixo os confrontos dos times que lutam contra o rebaixamento:
Hertha Berlin - Eintracht Frankfurt (fora), Schalke 04 (casa), Bayer Leverkusen (fora) e Bayern de Munique (casa)
Freiburg - Nuremberg (casa), Wolfsburg (casa), Colônia (fora) e Borussia Dortmund (casa)
Hannover - Bayern de Munique (fora), Bayer Leverkusen (fora), Borussia Monchengladbach (casa) e Bochum (fora)
Bochum - Colônia (fora), Stuttgart (casa), Bayern de Munique (fora) e Hannover (casa)
Nuremberg - Freiburg (fora), Borussia Dortmund (casa), Hamburgo (fora) e Colônia (casa)
Itália:
Assim como na Alemanha, três times ainda estão duelando pelo título da Série A do Calcio. Depois da rodada do fim de semana, a Roma assumiu a liderança da competição com 68 pontos, um a mais do que a Inter de Milão e quatro a frente do Milan. Faltando cinco rodadas para o término da competição, a tabela dos postulantes ao título é a seguinte:
Roma - Lazio (clássico no Olímpico), Sampdoria (casa), Parma (fora), Cagliari (casa) e Chievo (fora).
Inter de Milão - Juventus (casa), Atalanta (casa), Lazio (fora), Chievo (casa) e Siena (fora)
Milan - Sampdoria (fora), Palermo (fora), Fiorentina (casa), Genoa (fora) e Juventus (casa).
Roma e Inter jogam, portanto, três jogos em casa (contando o clássico com a Lazio no caso da Roma) enquanto o Milan tem apenas dois. As partidas do time da capital italiana, por outro lado, são mais simples do que as da Inter, que terá um clássico contra a Juventus, adversário que também enfrentará o Milan e ainda sonha com a quarta vaga da Liga dos Campeões. Além disso, a Inter ainda disputará neste meio tempo as semifinais da Liga dos Campeões contra o Barcelona. Ou seja, apesar da pequena diferença de pontos, o campeonato está muito perto da Roma.
Vaga esta que está disputadíssima entre quatro equipes: Palermo (54 pontos), Sampdoria (54), Juventus (51) e Napoli (49). Um deles pode ficar sem nada. Isso porque o quinto e o sexto colocado terão como prêmio de consolação a vaga na Liga Europa.
O sétimo colocado só conseguirá se classificar para o torneio se a decisão da Copa da Itália for entre Inter de Milão e Roma, times que vão certamente para a Liga dos Campeões. Nesse caso, a vaga de campeão ou do vice da competição passa para o sétimo do Calcio. O adversário da Inter na decisão sai na semana que vem do duelo entre Udinese e Roma.
Na parte de baixo da tabela são três vagas que ninguém quer ocupar e cinco times tentando fugir da degola: Livorno (26 pontos), Siena (29), Atalanta (31), Bologna (35) e Lazio (37). Ainda correm pequeno risco Udinese (38), Chievo (38), Catania (39) e Cagliari (40), mas a tendência é que os rebaixados saiam daquele grupo anterior.
Com 15 pontos a disputar, o Livorno está praticamente rebaixado já que o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Bologna, está nove pontos na frente. O Siena é outro que está muito perto de cair. Veja abaixo os confrontos que restam para os times que correm risco de rebaixamento. Reparem que as tabelas de Atalanta e Lazio são as mais complicadas.
Livorno - Chievo (fora), Catania (casa), Sampdoria (fora), Lazio (casa) e Parma (fora)
Siena - Catania (fora), Udinese (fora), Palermo (casa), Fiorentina (fora) e Inter de Milão (casa)
Atalanta - Fiorentina (casa), Inter (fora), Bologna (casa), Napoli (fora) e Palermo (casa)
Bologna - Udinese (fora), Parma (casa), Atalanta (fora), Catania (casa) e Cagliari (fora)
Lazio - Roma (clássico no Olímpico), Genoa (fora), Inter de Milão (casa), Livorno (fora) e Udinese (casa)
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário