Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O retorno da seleção britânica

Os Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem vão desenterrar uma seleção que estava adormecida na história há 51 anos. Desde Roma-1960 que a Grã-Bretanha não disputa uma competição olímpica de futebol. Desta vez, como a Inglaterra é que vai sediar os Jogos, a vaga está garantida e os times masculino e feminino já começam a se preparar.
O primeiro passo já foi dado. Nesta quinta-feira o ex-jogador Stuart Pearce, de 49 anos, e Hope Powell, foram escolhidos para treinarem, respectivamente, as seleções britânicas masculina e feminina.
Ex-atleta do Nottingham Forest, Newcastle, West Ham e Manchester City, Pearce estava comandando a seleção inglesa sub-21 antes de aceitar o desafio de comandar o time do Reino Unido. Logo na sua primeira entrevista, Pearce disse que não vai querer apenas jogadores ingleses na seleção, mas uma equipe que represente realmente o Reino Unido. Fazem parte ainda da Grã-Bretanha, a Escócia, a Irlanda do Norte e o País de Gales.
Caso Pearce coloque os seus planos em ação, nomes como os galeses Aaron Ramsey, do Arsenal, e Gareth Bale, do Tottenham, e o escocês Danny Wilson, do Liverpool, poderão atuar pela equipe britânica. Eles já deram declarações de que gostariam de defender a equipe.
- Não aceitei esse emprego visando apenas selecionar jogadores ingleses. Se for possível, o time deverá ter altetas de todas as nações. Eles deveriam vir aqui e colocar seus jogadores à disposição. Muito depende dos jogadores. Se eles quiserem fazer parte disso, seria fantástico. E acho que eles querem - disse Pearce.
Assim como todas as outras equipes, os britânicos também terão direito a levar três jogadores acima de 23 anos para os Jogos. E o nome de David Beckham, de 36 anos, é um dos cotados. Mas Pearce desconversou sobre futuros convocados.
- Ainda não tenho nenhuma ideia (sobre os jogadores acima de 23 anos). Não o vi jogar recentemente. Ele é um pouco velho para o time sub-21 - brincou. - Todos podem ser selecionados. A FA (A Federação da Inglaterra), me disse que a decisão será toda minha.
O problema para Pearce escalar a seleção britânica será a participação da Inglaterra na Eurocopa de 2012. Embora as datas não sejam coincidentes (a Euro vai de 8 de junho a 1º de julho e as Olimpíadas de 27 de julho a 12 de agosto), os clubes podem não gostar de perder seus jogadores por praticamente dois meses por causa de duas competições seguidas. O atacante Wayne Rooney, por exemplo, é titular da seleção de Capello, mas um nome que poderia ser escalado no time britânico. E o Manchester United não iria gostar nem um pouco disso.
Ex-jogador da seleção inglesa, pela qual atuou em 78 partidas, Pearce jogou na Eurocopa de 1996. Ele disse ter ficado muito orgulhoso de ter a oportunidade de comandar a equipe britânica. No ano passado, chegou a ser cogitado que Alex Ferguson poderia comandar o time.
- Estou seguro que o grupo de jogadores (escolhido) vai gostar de participar não somente de um grande torneio neste país, mas também competir juntos e representar o Reino Unido.
A última participação de um time britânico nos Jogos Olímpicos se encerrou na primeira fase. Em Roma, a equipe venceu Taiwan, empatou com a Itália e perdeu para o Brasil, tendo sido eliminada na primeira fase. Mas na história o time tem duas medalhas de ouro olímpicas em 1908, também na Inglaterra, e em 1912, na Suécia. Em 1964, 68 e 72, o time não se classificou. Nas Olimpíadas restantes, a equipe não entrou nos torneios classificatórios ou foi representada por seleções de base da Escócia ou da Inglaterra.
Já a equipe feminina nunca disputou um torneio olímpico de futebol. O desafio de Hope Powell, portanto, será ainda maior. Ela é técnica da seleção inglesa feminina desde 1998.
- O fato de disputarmos um torneio em nosso solo com a oportunidade de jogar em Wembley é fantástico e uma honra para o futebol feminino. Realmente vai nos ajudar a elevar o nível do futebol feminino.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário