Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Morre na Hungria o ex-jogador Florian Albert

Único jogador húngaro a ser eleito o melhor da Europa, o ex-atacante Florian Albert morreu nesta segunda-feira aos 70 anos. Ex-atleta do Ferencvaros, Albert ganhou a Bola de Ouro da "France Football" em 1967, quando atuava pelo clube húngaro, superando o inglês Bobby Charlton.
Albert nasceu na cidade de Hercegszanto em setembro de 1941. Na sua terra natal, era conhecido como "O Imperador". Jogou a vida inteira pelo Ferencvaros, clube pelo qual conquistou quatro títulos húngaros (1963, 64, 67 e 68), uma Copa da Hungria (1962) e uma Fairs Cup, em 1965, competição precursora da Copa da Uefa, hoje Liga Europa.
Na decisão, o Ferencvaros derrotou a Juventus por 1 a 0, em Turim, gol de Fenyvesi, conquistando o seu único título internacional.
Albert marcou 31 gols em 75 jogos pela seleção húngara. No Ferencvaros, estreou aos 17 anos em 1958. Fez 537 partidas e marcou 383 gols. Ele se aposentou em 1974.
Disputou duas Copas do Mundo pela seleção em 1962 e 1966. No Chile, foi um dos artilheiros do Mundial com quatro gols junto com outros cinco jogadores, incluindo os brasileiros campeões do mundo Garrincha e Vavá. Ele também foi eleito o melhor jogador jovem do torneio. Sua principal conquista com a equipe, no entanto, foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960.
- Você sabe que é tão especial quando ganha a Bola de Ouro. Os zagueiros nunca vão me tirar isso - disse ao jornal húngaro Nemzeti Sport, quando completou 70 anos em setembro.
Albert, filho de Florian, também foi jogador e atuou pelo Ferencvaros, cujo estádio tem o nome em homenagem ao craque.
Não foi divulgada a causa da morte de Albert. O hospital em que ele estava internado em Budapeste apenas informou que ele tinha passado por uma cirurgia no coração na quinta-feira passada. Após a cirurgia, o Ferencvaros divulgou uma nota dizendo que o resultado da operação fora "satisfatório".
Como era um jogador da época em que as imagens não eram tão fartas, é difícil encontrar vídeos com Albert em ação. Mas achamos três gols dele pela seleção e pelo Ferencvaros, além de um vídeo com os melhores momentos do seu título mais importante com o Ferencvaros, o Fairs Cup. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário