Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Filho de Brian Clough segue os passos do pai na Inglaterra

Nigel Clough, filho do lendário Brian Clough, acaba de renovar com o Derby County - Reprodução da internet
A segunda divisão inglesa tem alguns treinadores conhecidos, como Sven Goran Eriksson, ex-comandante da seleção inglesa e hoje dirigindo o Leicester City, mas o que mais chama a atenção é um técnico de sobrenome famoso. Filho do lendário Brian Clough, que fez história na Inglaterra dirigindo o Derby County e o Nottingham Forest, Nigel Clough segue os passos do pai e desde 2009 está no comando do Derby County.
Ex-jogador do próprio Forest, Liverpool e Manchester City, Nigel acaba de renovar contrato com o Derby, clube que está vivendo o seu melhor momento sob o comando do treinador. Hoje o Derby está em quarto lugar com 20 pontos, apenas três atrás do líder Southampton, e estaria classificado para os playoffs dos que lutam por uma das três vagas na Premier League.
Nigel renovou com o clube até julho de 2015 em meio a especulações sobre a sua possível ida para o Forest, que, em crise, ocupa a zona de rebaixamento da segunda divisão.
- Estamos satisfeitos pela oportunidade de dar continuidade ao trabalho iniciado há dois anos e meio de tentar fazer o clube evoluir - disse Nigel.
- Desde o início sabíamos que este projeto seria de longo prazo e o trabalho está progredindo. Isso nunca foi uma questão se queremos ficar ou não. Isso é o que o nosso coração diz - completou.
Nigel chegou no Derby em janeiro de 2009 após uma passagem pelo Burton Albion. Na primeira temporada, o clube terminou na 14º colocação. No ano seguinte, não foi bem e terminou em 19º. Mas o clube apostou no filho de Brian e hoje começa a colher os frutos.
De personalidade forte como o pai, Nigel se envolveu em algumas confusões nestes dois anos e meio. Na temporada passada, durante um confronto contra o Forest, ele foi acusado pelo colega Billy Davies de chutá-lo no joelho do lado de fora do campo. O episódio não resultou em punição, mas contra o Ipswich Town, ele não escapou. Depois de ter sido expulso de campo em uma vitória por 3 a 1, foi multado em mil libras e punido com um jogo de suspensão.
Brian Clough também era pavio curto. A ponto de comprar briga com um time inteiro do Leeds United, como retrata o filme "Maldito Futebol Clube". Conhecido na década de 70 como o melhor técnico da Inglaterra a nunca ter dirigido o English Team, Clough viveu o grande momento de sua carreira no Nottingham Forest. Depois da desastrosa passagem pelo Leeds, ele renasceu no clube em que ajudou a conquistar um título inglês em 1978 e o bicampeonato europeu em 1979 e 1980. Sem contar algumas Copas nacionais.
No Derby County, também virou ídolo, pois ajudou o clube a subir para a elite e conquistar o primeiro título inglês de sua história em 1972.
A primeira parte dessa história, Nigel está no caminho de repetir com a boa colocação do Derby na Segundona. Resta saber se o sobrenome Clough vai mais uma vez fazer história no futebol inglês.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário