Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Liverpool recebe o Manchester United em Anfield

Para Sir Alex Ferguson, é o jogo mais importante do campeonato e a maior rivalidade da Inglaterra. Para Kenny Dalglish, um jogo comum e nada diferente dos outros 37 da Premier League. Fato é que Liverpool e Manchester United voltam a se encontrar na manhã deste sábado (9h, no horário de Brasília), em Anfield Road, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Inglês.
Se normalmente o clássico entre os dois grandes campeões da Inglaterra é cercado de rivalidade, o encontro deste sábado ganhou um novo ingrediente para apimentar ainda mais o duelo. Será a primeira vez que o Manchester United visitará o Liverpool como o maior vencedor de títulos do futebol do país. Na temporada passada, os Red Devils conquistaram seu 19º troféu, ultrapassando os Reds, que não vencem o torneio desde 1990 e têm 18 taças.
E para que o Manchester não aumente ainda mais a diferença, uma vitória é considerada fundamental em Merseyside. O Liverpool está na quinta posição com 13 pontos, seis atrás dos dois times da cidade de Manchester, com o United novamente no topo pelos critérios de desempate.
Além de contar com o talento de Luís Suárez, que vive um bom momento e já marcou cinco gols em nove jogos na temporada, Dalglish também aposta no retorno de Steven Gerrard para trazer mais qualidade ao meio-campo vermelho. O capitão do Liverpool vai começar uma partida pela primeira vez desde março, quando sofreu uma lesão na virilha. Caberá a eles ajudarem o Liverpool a quebrar a invencibilidade de 11 jogos do Manchester United na temporada.
No United, Ferguson também conta com o retorno do zagueiro Vidic. O sérvio deve fazer a sua primeira partida pelo clube desde que lesionou a panturrilha no jogo de abertura da temporada contra o West Bromwich. Vidic voltou a jogar na terça-feira, pela Sérvia, contra a Estônia, em partida válida pelas Eliminatórias da Euro-2012, e pode ser escalado. Certamente, o zagueiro dará um pouco mais de segurança à meta do goleiro De Gea, que já sofreu 11 gols, média de um por partida. O meia Cleverley, com problema no pé, e Rafael, com lesão no ombro, estão fora. Punido nesta semana com três jogos de suspensão na Eurocopa por ter sido expulso contra Montenegro, Wayne Rooney foi confirmado por Ferguson na partida. E não deve ser bem recebido em Anfield, uma vez que foi revelado na casa do rival, o Everton.
A preocupação de Ferguson, no entanto, não é com a escalação do time, mas com o comportamento de sua torcida. Tanto é que nesta sexta-feira ele fez um pedido inusitado. O escocês quer que os torcedores do United parem de entoar cânticos sobre a tragédia de Hillsborough, quando 96 torcedores do Liverpool morreram durante a semifinal da Copa da Inglaterra de 1989. Ferguson ficou muito incomodado com as disputas entre torcedores do United e do Leeds durante uma partida da Copa da Liga Inglesa no mês passado, quando torcedores do Leeds lembraram o desastre aéreo que causou a morte de 11 jogadores dos Red Devils em 1958 enquanto a torcida do United fez alusão a dois torcedores do Leeds esfaqueados na Turquia em um jogo contra o Galatasaray em 2000, e cobrou o fim das canções que remetem a tragédias.
- Precisamos um do outro. Por isso precisamos nos respeitar. Cantos sobre Hillsborough não tornarão nenhum clube melhor - disse o treinador, que mais uma vez mostrou respeito pelo grande rival.
- Sempre considerei que é o jogo da temporada no futebol inglês - disse.
O treinador sabe que um jogo em Anfield é sempre difícil. Tanto é que nas últimas três vezes que foi para Liverpool voltou para casa com uma derrota. A última delas em março: 3 a 1. Em números absolutos, no entanto, o United leva vantagem. São 71 vitórias em 182 partidas. O Liverpool venceu 61 jogos e houve ainda 50 empates.

Do lado vermelho também há muito respeito pelo rival. A declaração de Dalglish nesta semana foi a típica frase para tentar tirar o peso de uma partida que já tem muita importância. Dentro do campo, o ídolo e treinador do Liverpool acredita que o seu time pode vencer para encostar nos líderes.
- Eles estão em uma posição que todos querem estar, no topo da tabela. Eles estabeleceram um padrão a seguir e superar por todos os outros e cabe a nós aceitar o desafio e tentar fazer o melhor para superá-los. Temos uma oportunidade de reduzir a diferença para eles e cabe a nós conseguirmos isso - disse o treinador.
- Eles têm um time fantástico, um clube de muito sucesso e sabemos que será uma partida muito difícil.
Outros jogos da oitava rodada da Premier League: Sábado - Manchester City x Aston Villa, Norwich x Swansea City, Queens Park Rangers x Blackburn, Stoke City x Fulham, Wigan x Bolton e Chelsea x Everton. Domingo - West Bromwich x Woilverhampton, Arsenal x Sunderland e Newcastle x Tottenham.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário