Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

África do Sul comemora, mas não leva

Imagina a cena. Jogo no estádio Mbombela lotado valendo vaga na Copa Africana de Nações de 2012. A África do Sul joga a sua classificação para o torneio que será disputado no Gabão e na Guiné Equatorial. Fim de jogo, 0 a 0 com Serra Leoa, e festa dos jogadores, da torcida do narrador da partida na TV sul-africana, todo mundo. Só que... não houve classificação.
O time da África do Sul acreditava que com a derrota do Níger por 3 a 0 para o Egito, se garantiria no primeiro lugar da chave por causa do saldo de gols, uma vez que Níger, África do Sul e Serra Leoa terminaram com nove pontos no grupo. Só que faltou ler o regulamento. O primeiro critério de desempate era o confronto direto. Assim, Níger levou vantagem e África do Sul e Serra Leoa foram eliminadas.
Um tremendo vexame dos sul-fricanos comandados pelo técnico Pitso Mosimane, que admitiu ter pedido aos jogadores para segurarem o empate com Serra Leoa no final da partida. 
Para piorar, a federação sul-africana ainda decidiu contestar o regulamento feito pela Confederação Africana de Futebol e pedir a inclusão da seleção na fase final do torneio. Era melhor ter ficado quieta e engolido a seco o vexame da festa com direito a dancinha no gramado.
Além dos sul-africanos, que foram sede da Copa do Mundo no ano passado, a próxima Copa Africana de Nações não terá algumas seleções ilustres como Egito, Camarões e Nigéria.

Vão disputar o torneio, além dos países-sede, Mali, Guiné, Zambia, Marrocos, Senegal, Burkina Faso, Níger, Costa do Marfim, Gana, Angola, Botswana, Tunísia, Líba e Sudão.
Veja o vídeo da festa sul-africana:
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário