Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2010

Inter conquista o pentacampeonato italiano

Inter de Milão sofreu um pouco mais nesta temporada, mas continua dando as cartas no futebol italiano. Neste domingo, a equipe do técnico José Mourinho derrotou o rebaixado Siena por 1 a 0 e conquistou o pentacampeonato italiano e o 18º scudetto de sua história. O gol do título foi marcado pelo atacante argentino Diego Milito, vice-artilheiro da temporada no Calcio com 22 gols.
Este foi o segundo título da equipe dos brasileiros Júlio César, Maicon, Lúcio, que com dores musculares não jogou, e Thiago Motta na temporada. O Inter já conquistara a Copa da Itália e agora vai tentar a tríplice coroa no próximo sábado na decisão da Liga dos Campeões da Europa contra o Bayern de Munique. Campeão da Copa da Alemanha no sábado e também campeão da Bundesliga, o time alemã também buscará a tríplice coroa no Santiago Bernabéu.
Foi a terceira vez na história do Calcio que um time conquistou o pentacampeonato consecutivo. O Juventus já tinha sido penta entre 1931 e 1935 e o Torino repetiu o feito entre 1943 e 1949 (por causa da Segunda Guerra Mundial os campeonatos de 1944 e 1945 não foram disputados).
O Inter disputava o título com o Roma, que buscava um scudetto que não conquista desde 2001. E o time da capital italiana chegou a sentir o gostinho do campeonato por cerca de meia hora quando abriu o placar contra o Chievo aos 39 minutos do primeiro tempo com Vucinic. Em seguida, a equipe fechou o placar com De Rossi para a festa dos torcedores romanos.
Mas aos 12 minutos do segundo tempo, Milito abriu o placar contra o Siena, acabando com a festa de Totti e cia que chegou muito perto - terminou o campeonato apenas dois pontos atrás (82 a 80) -, mas ficará mais um ano na fila.
Pior do que um novo ano sem o scudetto, é ter sido vice-campeão em quatro dos cinco títulos do time de Milão. O Roma herdou o segundo lugar com a desclassificação do Juventus, rebaixada por causa do escândalo de manipulação de resultados, em 2006, quando ficou sete pontos atrás. Também foi vice em 2007 (22 pontos atrás) e em 2008 (três pontos atrás). Em 2009, o Juventus é que ficou com o vice-campeonato. O Roma também perdeu a Copa da Itália para o Inter. Ou seja, o time de Milão está engasgado nos romanistas.
Com o título, o Inter ultrapassou seu maior rival, o Milan, em número de scudettos. A equipe de Ronaldinho tem 17 títulos italianos. O maior campeão da Itália é a Juventus, com 27 taças.
Terminado o Campeonato Italiano, Inter, Roma, Milan e Sampdoria vão disputar a próxima Liga dos Campeões. Uma das surpresas da temporada, o time de Gênova, vice-campeão em 1992, volta ao torneio depois de quatro anos. Palermo Napoli e Juventus vão para a Liga Europa. Sétimo colocado, o time de Turim só se classificou porque a decisão da Copa da Itália foi entre duas equipes que vão para a Liga dos Campeões. Que temporada ruim da equipe de Diego e Felipe Melo.
Livorno, Siena e Atalanta vão disputar a Série B na próxima temporada. O artilheiro do Campeonato foi Di Natale, da Udinese. Ele marcou 29 gols.
Resultados da última rodada na Itália:
Bari 2 x 0 Fiorentina
Siena 0 x 1 Inter de Milão
Milan 3 x 0 Juventus
Sampdoria 1 x 0 Napoli
Atalanta 1 x 2 Palermo
Lazio 3 x 1 Udinese
Cagliari 1 x 1 Bologna
Catania 1 x 0 Genoa
Parma 4 x 1 Livorno
Chievo 0 x 2 Roma
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário