Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Inglaterra teve 51 trocas de técnicos na temporada

O índice não chega a ser brasileiro, mas os ingleses estiveram mais impacientes nesta temporada em comparação com a anterior. Segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira pela Associação dos Treinadores do país, os clubes da terra da rainha fizeram um total de 51 trocas de técnico. Desse total, 36 foram demitidos, incluíndo 12 que estavam no seu primeiro trabalho, e 15 deixaram seus clubes.
Na temporada 2008-09, o total de treinadores que deixaram seus clubes foi de 45, sendo que 33 foram demitidos. O número de dispensas não era tão alto desde a temporada 2006-07, quando 57 treinadores deixaram seus clubes.
"É desapontador ver mais uma temporada com um número tão significativo de treinadores demitidos em todas as quatro ligas", disse, em comunicado, o diretor-executivo da LMA (na sigla em inglês), Richard Bevan. "Mais preocupante é que o prazo médio de permanência dos técnicos nesta temporada chegou ao nível mais baixo em comparação com outros anos", completou.
O levantamento mostra que o tempo médio que os técnicos ficam no clube no futebol inglês caiu de 1.47 ano para um ano e quatro meses, recorde na história da Premier League. E os caras ainda tão preocupados! No Brasil, sabemos que cabeças podem rolar em quatro semanas. Nossos presidentes de clubes precisam aprender algumas coisas na Inglaterra.
A LMA fez ainda uma curiosa comparação. Desde que Alex Ferguson assumiu o Manchester United em novembro de 1986, 969 treinadores foram demitidos de clubes ingleses. Se continuar assim, na próxima temporada serão mil técnicos.
Com 24 anos nos Red Devils, Ferguson é o treinador que mais tempo permanece empregado em um clube. Na lista dos cinco primeiros estão ainda Arséne Wenger, do Arsenal (14 anos), John Coleman, do Accrington Stanley (11 anos), David Moyes, do Everton (oito anos) e Steven Tilson, do Southend United (sete anos). Entre os dez primeiros estão ainda John Still, do Dagenham & Redbridge (seis anos), Rafael Benitez, do Liverpool (seis anos), Dave Jones, do Cardiff City (cinco anos), Paul Trollope, do Bristol Rovers (cinco anos) e Tony Pulis, do Stoke City (quatro anos).
Outros dados interessantes, divulgados pela LMA:
- Dos 16 clubes que terminaram entre os quatro primeiros colocados em diversas divisões na temporada, apenas três viveram a experiência da troca de treinador.
- Por outro lado, dos 12 clubes que foram rebaixados, dez fizeram pelo menos uma troca de treinador.
- Nesta temporada, um clube teve quatro treinadores (Peterborough), e quatro foram treinados por três técnicos (Queens Park Rangers, Darlington, Tranmere e Notts County). O Darlington e o Peterborough foram rebaixados de suas divisões.
- Oito clubes não trocaram de técnico nos últimos cinco anos (Manchester United, Arsenal, Accrington Stanley, Everton, Southend United, Dagenham & Redbridge, Liverpool e Cardiff City).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário