Pesquisar este blog

domingo, 9 de maio de 2010

Com goleada de 8 a 0, Chelsea é campeão inglês

A grande temporada do Chelsea foi coroada neste domingo com uma acachapante goleada de 8 a 0 sobre o Wigan em Stamford Bridge e o título do Campeonato Inglês. Campeão em 1955, 2005 e 2006, o Chelsea conquistou a quarta taça de sua história, a terceira na era Roman Abramovich e a primeira do técnico italiano Carlo Ancelotti no comando do time. 

A conquista dos Blues interrompeu uma série de três títulos do Manchester United, que sonhava com o tetracampeonato inglês, mas terminou a temporada com o vice-campeonato ao golear o Stoke City por 4 a 0. Nos últimos seis anos, as duas equipes vem se revezando na conquista da Premier League.
O Manchester perdeu o título e o atacante Wayne Rooney a artilharia. Com três gols na partida, Didier Drogba terminou a temporada com 29 gols, três a mais do que Rooney, que acabou sendo prejudicado pelas contusões na reta final da temporada. Os outros gols da partida foram marcados por Anelka (2), Lampard, Kalou e Ashley Cole.
Com os oito gols marcados, o Chelsea se tornou o primeiro time inglês desde 1963 a fazer mais de 100 gols em uma temporada. Foram 103 em 38 partidas da Premier League em que os Blues terminaram com 27 vitórias, cinco empates, seis derrotas e 86 pontos marcados, um a mais do que o Manchester United.
Há 47 anos, o Tottenham fez 111 gols, mas em 42 partidas e não foi campeão. Terminou com o vice-campeonato enquanto o Everton levantou a taça.
Com o fim da temporada, Chelsea, Manchester United, Arsenal e Tottenham se classificaram para a próxima Liga dos Campeões da Europa. O Arsenal terminou em terceiro, 11 pontos atrás dos Blues, após golear o Fulham por 4 a 0. Já o Tottenham perdeu para o Burnley por 4 a 2.
Manchester City, Aston Villa e, a princípio, Liverpool vão para a Liga Europa. Para disputarem o torneio, os Reds, que se despediram melancolicamente com um empate em 0 a 0 com o Hull City, dependem da decisão se o Portsmouth vai ou não disputar o torneio.
A equipe, rebaixada para a segunda divisão, tem direito a ir para a Liga Europa por estar na final da Copa da Inglaterra, uma vez que o Chelsea, seu adversário, vai disputar a Liga dos Campeões. Mas o time poderia ser impedido de disputar por causa dos seus problemas financeiros. Um ano, portanto, para ser esquecido pelos torcedores da parte vermelha da terra dos Beatles.
Além do Portsmouth, foram rebaixados o Hull City e o Burnley.
Outros resultados da última rodada na Inglaterra:
Aston Villa 0 x 1 Blackburn 
Bolton 2 x 1 Birmingham 
Everton 1 x 0 Portsmouth 
West Ham 1 x 1 Manchester City 
Wolverhampton 2 x 1 Sunderland
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário