Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2010

Barcelona conquista o bicampeonato espanhol

Não foi a temporada sonhada pelos torcedores do Barcelona, eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões, mas pelo menos o clube catalão pôde encerrá-la com a conquista do bicampeonato espanhol e o 20º título de sua história.
Com dois gols de Lionel Messi, o Barça goleou o Valladolid por 4 a 0 no Camp Nou e encerrou a liga espanhola com incríveis 99 pontos, três a mais do que o Real Madrid, que ainda disputava o título, mas decepcionou ao empatar com o Málaga por 1 a 1.
Foi uma temporada em que as duas equipes sobraram na competição. A diferença do vice-campeão para o Valencia, terceiro colocado, foi de 27 pontos. Um abismo. O Barcelona também é o campeão que mais somou pontos na história do Campeonato Espanhol.
Pode ter sido uma temporada abaixo das expectativas do Barça, mas um grande ano para Messi. Ele terminou pela primeira vez na carreira como artilheiro do Campeonato Espanhol. Com 34 gols na liga e 47 na temporada, o craque igualou a marca de Ronaldo, que conseguiu os mesmos números na temporada 1996-97 jogando pelo Barcelona.
Desde 97, aliás, um artilheiro do Espanhol não fazia tantos gols. Acima de Messi e Ronaldo estão apenas Hugo Sanchez, que marcou 38 gols pelo Real Madrid na temporada 89-90, e Baltazar, que marcou 35 gols pelo Atlético de Madrid, na temporada 88-89. Ao lado do argentino e do brasileiro estão ainda Hugo Sanchez, que fez 34 pelo Real na temporada 86-87, e Zarra, que também fez 34 gols na temporada 49-50.
A festa do Barcelona começou ainda em Málaga quando Duda abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo. O gol dava o título ao clube catalão independentemente de qualquer resultado no Camp Nou. Mas o Barça tratou de aumentar ainda mais a alegria dos seus torcedores ao marcar no primeiro tempo com Prieto, contra, e Pedro.
Tranquilo diante de um time que estava caindo para a segunda divisão com esse resultado, o Barcelona só ampliou o placar no segundo tempo com os gols de Messi. A essa altura, Van der Vaart já havia empatado para o Real Madrid, num resultado decepcionante para a equipe de Kaká, que sequer ficou no banco.
O resultado foi fundamental para o Málaga, que com o empate escapou do rebaixamento para a segunda divisão. Por isso, os jogadores fizeram festa de título ao final da partida.
Terminado o Campeonato Espanhol, Barcelona, Real Madrid, Valencia e Sevilla se classificaram para a próxima Liga dos Campeões da Europa. Mallorca e Getafe vão para a Liga Europa.
Além do Valladolid, Tenerife e Xerez foram rebaixados para a segunda divisão.
Resultados da última rodada na Espanha:
Atlético de Madrid 0 x 3 Getafe
Racing 2 x 0 Sporting Gijon
Barcelona 4 x 0 Valladolid
Almeria 2 x 3 Sevilla
Valencia 1 x 0 Tenerife
Zaragoza 3 x 3 Villarreal
Osasuña 1 x 1 Xerez
Mallorca 2 x 0 Espanyol
Athletic Bilbao 2 x 0 Deportivo
Málaga 1 x 1 Real Madrid
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário