Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Chile quebra jejum de 13 anos na Libertadores

A classificação da Universidad de Chile para as semifinais da Copa Libertadores representa o fim de um tabu. Há 13 anos o futebol chileno não chegava tão longe na principal competição das Américas. O último foi o Colo-Colo, que em 1997 foi eliminado pelo campeão Cruzeiro nesta mesma fase.
Agora o time tentará contra os mexicanos do Chivas quebrar outras duas escritas. Desde 1993, um time chileno não chega na final da Libertadores. O último foi o Universidad Católica, que perdeu para o São Paulo naquela final.
A outra escrita é da própria Universidad de Chile, que jamais disputou uma decisão do torneio. Em suas melhores campanhas, a equipe chegou apenas nas semifinais. Além da deste ano, a Universidad disputou essa fase em 1970 e em 1996. Em 70, a equipe foi eliminada pelo Peñarol. Vinte e seis anos depois, o algoz foi o River Plate.
O time do técnico Gerardo Pelusso também pode ser a quinta equipe chilena a disputar uma decisão do torneio. Além da Universidad Católica, Colo-Colo (1973 e 1991), Cobreloa (1981 e 1982) e Unión Española (1975) já disputaram a final do torneio. Apenas o Colo-Colo foi campeão, em 1991, numa final com o Olímpia, do Paraguai.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário