Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Paraguai, o time que chega na final sem vencer

Cinco empates, duas decisões por pênaltis e há 245 minutos sem marcar um único gol. Esse é o Paraguai que chega na inédita decisão da Copa América contra o Uruguai em busca do terceiro título de sua história. Campeão em 1953 e 1979, o time de Gerardo Martino terá pela frente a tradicional Celeste, que tenta o seu 15º título, o primeiro desde 1995, naquela final nos pênaltis contra o Brasil.
Nesta decisão, o Paraguai pode conseguir dois feitos raros no futebol: ser campeão sem vencer um único jogo ou vice-campeão invicto. Para isso acontecer, bastaria mais uma ver ir para a disputa de pênaltis.
Os paraguaios empataram todos os seus jogos na Copa América, Em cinco partidas, marcaram apenas cinco gols, mas estes gols foram concentrados em apenas dois jogos. O 2 a 2 contra o Brasil e o 3 a 3 contra a Venezuela ainda na primeira fase. Na estreia, o time empatou em 0 a 0 contra o Equador.
Desde que Riveros fez o terceiro gol do time aos 40 minutos do segundo tempo contra a Venezuela, o Paraguai não sabe mais o que é fazer gol na competição.
Primeiro empatou em 0 a 0 com o Brasil nas quartas de final e só avançou depois dos 2 a 0 nos pênaltis, os quatro pênaltis perdidos pelos brasileiros e as grandes defesas do goleiro Justo Villar. Na semifinal, novo 0 a 0 contra a Venezuela, que acertou duas bolas na trave, mas não conseguiu vencer nos pênaltis. No final, Paraguai 5 a 3.
A última vitória dos paraguaios aconteceu no dia 11 de junho, um amistoso contra a Romênia em que o time de Gerardo Martino venceu por 2 a 0. No ano, em 12 jogos, o Paraguai venceu apenas três. Derrotou ainda os Estados Unidos por 1 a 0 em março e a Bolívia por 2 a 0 em junho. O time marcou apenas 13 gols em 12 jogos.
Realmente fazer gol e vencer é uma dificuldade para o Paraguai. Mas pelo menos eles tem a torcida mais bonita da Copa América capitaneada pela musa da Copa do Mundo, a modelo Larissa Riquelme.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário