Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Une pétite revolution de Cantona

O ex-craque francês Eric Cantona é um figuraça. Um daqueles personagens inesquecíveis do futebol, o ex-jogador era irascível em campo e eternizou jogadas e gols memoráveis assim como suas confusões dentro e fora do campo. Chamado de "King Cantona" pela torcida do Manchester United, ele já fez de tudo depois que encerrou a carreira. Foi jogador de futebol de praia, cantou em CD de rock, fez comerciais e até virou estrela de cinema no excelente "À procura de Eric".
Agora Cantona assume mais um papel na sua pós-carreira: o de revolucionário. Em um vídeo divulgado no YouTube que você pode ver abaixo, o ex-jogador propõe que a população retire dinheiro dos bancos para causar um colapso no sistema.
Para Cantona, isso provocaria uma revolução, pois os bancos não teriam como honrar seus compromissos com os correntistas.
- A gente não pega mais em armas e mata pessoas hoje para começar a revolução. Hoje em dia, a revolução se faz mais facilmente. O que é o sistema? O sistema hoje gira em torno dos bancos e é baseado no seu poder. Então, a destruição precisa começar pelos bancos. Isso significa que as pessoas devem ir para os bancos, retirar o dinheiro e eles (os bancos) entram em colapso. Assim, não haverá mais uma ameaça real - disse Cantona, posando de, digamos, um Robespierre do século XXI.
- Se muitos tirarem o dinheiro dos bancos, o sistema entra em colapso. Nada de armas, sangue ou qualquer coisa do tipo. Não é difícil. Nesse caso, eles vão nos ouvir de uma forma diferente - completou.
Cantona propõe que isso seja feito no dia 7 de dezembro. Será que o mundo atenderá o pedido por sua pequena revolução?
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário