Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um clássico e muitas atrações no Camp Nou

Sempre um dos jogos mais esperados do ano, o Barcelona x Real Madrid desta segunda-feira às 18h (de Brasília) é cercado de tantos ingredientes que os chefes deveriam liberar mais cedo todos os amantes do futebol-arte para que pudessem assistir à partida em suas casas.
Além da volta de José Mourinho ao Camp Nou depois daquele jogo dramático que eliminou o Barça da Liga dos Campeões da temporada passada destacada no post abaixo, o duelo de logo mais será marcado pelo aguardadíssimo confronto entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Dois dos melhores jogadores do mundo atualmente, o português e o argentino vivem grande fase que se reflete nos números da tabela de artilheiros do Campeonato Espanhol. Com 15 gols, Ronaldo lidera a disputa assim como o seu Real Madrid, que tem 32 pontos na tabela de classificação. Messi vem na sequência com 13 gols e o seu Barcelona está apenas um ponto atrás do Real, que, por sua vez, ainda não perdeu na temporada. São 19 jogos de invencibilidade.
As duas equipes também têm os melhores ataques da Liga com 33 gols cada uma. O time merengue tem ainda a melhor defesa, cujo goleiro Casillas buscou apenas seis bolas na sua rede, duas a menos do que Victor Valdés, do Barça, a segunda melhor defesa.
Apesar do potencial ofensivo dos dois times, o técnico Pep Guardiola, do Barça, espera um duelo como aquele Inter de Milão x Barcelona da temporada passada.
- Prevejo uma partida como a da Inter. Em muitas coisas (o Real) se parece com a Inter do ano passado. Não é à toa que é o mesmo treinador. Prevejo uma partida parecida - disse o técnico, que, no entanto, espera um bom jogo.
- Espero uma partida maravilhosa. Espero, de coração, que seja um jogo muito bonito.
Tem mesmo tudo para ser um grande espetáculo. Além de Ronaldo e Messi, estarão em campo simplesmente dez dos 11 jogadores que começaram a final da Copa do Mundo contra a Holanda e foram campeões pela Espanha. São três pelo Real Madrid (Casillas, Sérgio Ramos e Xabi Alonso) e sete pelo Barcelona (Puyol, Piqué, Xavi, Iniesta, Busquets, Pedro e David Villa).
É sem dúvida uma partida especial. Por mais que Mourinho tente tirar o peso da disputa.
- É uma grande partida, mas não decide (o campeonato). Ainda jogaremos com o Barcelona adiante na Liga ou na Champions. Noventa minutos são iguais em todos os lados - disse o português, que porém, espera que seu time saia de campo vencedor, o que não acontece desde maio de 2008 ou quatro jogos.
- Espero que a minha equipe tenha a mentalidade suficiente para se perder não perder a confiança e se ganhar ter os pés no chão. Não quero que minha equipe mude a sua autoestima em função do resultado.
Adiado por causa das eleições na Catalunha, está não é a primeira vez que o clássico entre Real Madrid e Barcelona é disputado numa segunda-feira. Em outras duas oportunidades o jogo foi disputado numa segunda. A primeira foi no dia 30 de março de 1964 e o Real levou a melhor vencendo por 2 a 1 com gols de Gento e Puskas. Na segunda, em 3 de abril de 1977, o Barça ganhou por 1 a 0, gol de Asensi.
Se o torcedor do Real for supersticioso, fica a mensagem que nas duas vezes o time merengue foi campeão espanhol. Será que desta vez o Real recupera a taça?
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro, Messi e David Villa. Técnico: Pep Guardiola.
Real Madrid: Casillas, Sérgio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso, Di Maria, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema. Técnico: José Mourinho.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário