Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O galês que acabou com Lúcio e Maicon e é comparado a Giggs

Ele deixou metade da defesa da seleção brasileira da última Copa do Mundo na saudade no jogo em que o Tottenham atropelou a Inter de Milão em White Hart Lane. Chamado pela imprensa europeia de novo Ryan Giggs, Gareth Balechamou a atenção de todo o mundo quando marcou três gols no Giuseppe Meazza na partida em que o time inglês foi derrotado pelo italiano por 4 a 3 há duas semanas. Sorte, diriam uns. Pois bem, o jovem lateral-esquerdo e meia galês de apenas 21 anos repetiu a grande atuação na terça-feira, quando os Hotspurs não tomaram conhecimento da campeã europeia e venceram por 3 a 1.


Além do baile que o galês deu jogando nas costas de Maicon, chamou a atenção a jogada do último gol inglês aos 44 do segundo tempo, quando Bale jogou a bola na frente e passou pelo zagueiro Lúcio como se  o brasileiro fosse um zagueiro qualquer e não o jogador que foi um dos melhores da última temporada. Em seguida, veio apenas o passe e a conclusão de Pavlyuchenko que fechou a partida e levou a torcida dos Hotspurs à loucura e o time à liderança do grupo A da Liga dos Campeões.

Após duas grandes atuações na maior competição europeia, choveram elogios para o jogador. O maior deles feito pelo seu técnico, Harry Redknaap, que resumiu assim as duas partidas do galês:

- Vimos no primeiro jogo o que ele podia fazer contra o Maicon. Se você tivesse que escolher 11 jogadores no mundo, Maicon estaria nesse time. Ele foi eleito pela Uefa o melhor defensor no ano passado, mas o Bale o destruiu nos dois jogos.

Junto com os elogios, certamente virá a cobiça pelo seu futebol. Mas Redknaap garante que não vende o jogador. Nem pelas 35 milhões de libras (cerca de R$ 95 milhões) ventiladas pelo valor do seu passe.

- Não dá para vender ele por isso. Se ele tivesse prelo, seria bem maior. É um jogador incrível e o presidente disse que ele não está à venda. Queremos construir um elenco no Tottenham e isso não se faz vendendo seus melhores jogadores.

Como ambos são do País de Gales e jogam pela faixa lateral do campo na maior parte do tempo, a comparação com Ryan Giggs é inevitável. O que poucos lembram é que em maio de 2007, quando Bale era apenas um jovem de 18 anos que acabara de chegar ao Tottenham, o meia do Manchester United previu o sucesso de Bale ao dizer que ele se tornaria uma estrela da Premier League inglesa. Na época,  ele acabara de se transferir do Southampton e já disputava partidas pela seleção sub-21 e principal do País de Gales.

- Ele tem talento e bom temperamento. Se fizer o que tem feito no Southampton terá sucesso. Ele tem todas as características para se tornar um jogador de ponta. O que ele tem que fazer é continuar progredindo. Bale tem talento e do que vi dele (jogando), fiquei impressionado - disse Giggs há três anos para a imprensa inglesa.

Natural de Cardiff, Bale é sobrinho de ex-atacante Christopher Pike, que jogou em pequenos clubes galeses e ingleses e encerrou a carreira em 2001. Seu talento com a perna esquerda chamou a atenção do Southampton quando ele tinha nove anos de idade e jogava pelo clube amador Cardiff Civil Service Football Club em um torneio no País de Gales.

Além do futebol, o galês também jogava na Withchurch High School rugby e hockey, esportes onde já mostrava ser um atleta muito veloz. Só deixaria a escola em 2005 para ingressar nas divisões de base do Southampton. Um ano depois, em abril, quando tinha 16 anos, jogou pela primeira vez no time principal do clube contra o Milwall. Passados quatro meses, marcou contra o Derby County o primeiro dos seus cinco gols pelo clube.

O bom desempenho chamou a atenção do Tottenham que em maio de 2007 pagou 5 milhões de libras (O equivalente hoje a R$ 13,6 milhões) pelo jogador. Seu primeiro jogo foi um amistoso contra o St. Patricks no mesmo mês. Mas a primeira partida oficial só seria em agosto, contra o Manchester United. O primeiro gol viria no segundo jogo, um empate em 3 a 3 contra o Fulham.

Aos poucos foi ganhando a confiança de Redknapp e em maio ele assinou um novo contrato de quatro anos com o clube como um prêmio por ter ajudado o time a disputar a Liga dos Campeões da Europa. Hoje Bale é um dos titulares da equipe pela qual já fez 92 jogos e marcou 12 gols.

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário