Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

Chocolate do fim de semana: Almeria 0 x 8 Barcelona

Virou moda. Todo fim de semana algum clube resolve entrar nas manchetes com uma daquelas goleadas de churrasco. Já teve dia que foi o PSV fazendo 10 a 0, semana que o Celtic meteu 9 a 0 e agora é o Barcelona que resolveu entrar para turma. A gente já estava acostumado com vitórias acachapantes em que o time catalão não toma conhecimento do seu adversário, mas daí a fazer 8 a 0 é uma novidade. Ou nem tanto. Mas algo raro. Tanto é que desde a temporada 96-97 o Barça não construia esse placar. Na ocasião, o Almeria da vez foi o Logroñes. Fora de casa tem ainda mais tempo. E a vítima foi o Las Palmas na temporada 59-60.
O resultado foi tão espantoso que até o jornal espanhol (ou melhor, de Madri), "Marca" se rendeu e estampou em sua manchete no site: "Um Barça bestial".
E entre os "bestiais", se sobressai evidentemente Lionel Messi. O argentino que despachou o Brasil no amistoso de meio de semana fez três gols no chocolate catalão e chegou a incrível marca de 101 gols na liga espanhola. É muita coisa se lembrarmos que Messi tem apenas 23 anos. Terceiro colocado na lista de artilheiros do Barça na Liga com 108 gols, Samuel Eto'o já pode dar adeus a medalha de bronze. César (195) e Kubala (131) ainda podem respirar tranquilamente. Por enquanto.
Distantes no talento e na facilidade com que colocam a bola na rede de Messi, mas úteis ou fundamentais na engrenagem catalã, Iniesta, Pedro e Bojan (2) fizeram os outros gols de um elástico placar completado com o gol contra de Ariadela.
Elástica também foi a vitória do maior rival do Barcelona, o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Para esquentar o clássico que será travado na segunda-feira da semana que vem, dia 29 (sim, isso mesmo que vocês leram, segunda-feira), o Real Madrid não fez por menos e enfiou 5 a 1 no Athletic Bilbao.
Cristiano Ronaldo, o solista na constalação merengue, também fez três gols, sendo um de pênalti e outro numa cobrança de falta que o goleiro Iraizoz aceitou num frangaço. Poderiam ter sido quatro gols se um outro pênalti não tivesse sido estranhamente cobrado por Sérgio Ramos. Ninguém entendeu, nem o técnico José Mourinho, que da arquibancada olhava para o lado e perguntava: "Por que Sérgio Ramos bate o pênalti?".
Convertida a penalidade, não se questionou mais nada. E a bandeira espanhola finalmente entrou na lista de goleadores do Real, já que Sérgio Ramos foi o primeiro atleta do país a balançar a rede com a camisa merengue neste campeonato. Só quem não lucrou muito foi Cristiano Ronaldo que poderia ter aumentando um pouco mais a sua distância para Messi na disputa pela artilharia. Agora são 14 do português contra 13 do argentino. Mais um aperitivo para o clássico.
Higuaín fez o outro gol do Real enquanto Llorente, o artilheiro que muitos desejam na janela de transferências, descontou.
- O Barcelona ganhou de 8 a 0? Isso não me diz nada. Vamos ver se eles fazem isso na segunda-feira - desafiou Ronaldo enquanto o técnico rival, Guardiola, contemporizava dizendo que "a goleada não era um aviso de nada".
Com tantos gols e dois gigantes disputando tudo nesta temporada do país campeão do mundo, o econômico duelo de Villarreal e Valencia (1 a 1), virou um mero detalhe de pé de post.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário