Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Paul McCartney e o futebol

Paul McCartney é Liverpool ou Everton? - Reprodução do site oficial
Entre os fãs de Beatles e de futebol, sempre pairou a dúvida. Afinal, quando o quarteto de Liverpool ia para o estádio pegava o ônibus que ia para o lado esquerdo da cidade, onde fica Anfield Road, casa do Liverpool, ou para o lado direito, onde fica o Goodison Park, estádio do Everton?
Já se falou que os quatro torciam para o Everton, que alguns eram Everton e outros Liverpool, que George Harrison na realidade não era nem um nem outro, mas Arsenal e que John Lennon nem gostava de futebol. No caso de John e George, para mim será sempre um mistério, pois eles já não podem mais responder à pergunta sobre seus times. No caso de Ringo Star, prometo se um dia encontrá-lo perguntar. O mesmo farei se acontecer o milagre de encontrar com Paul McCartney pessoalmente hoje. É pouco provável, mas vai que eu dou sorte. 
Mas aproveitando a passagem do ex-beatle pelo Brasil para os shows da turnê "Up and Coming" (o último deles é hoje em São Paulo), resolvi levantar algumas histórias que podem dar uma pista ou confundir ainda mais os fãs sobre o possível time de Sir Paul McCartney.
Primeiro é preciso explicar que os Beatles sempre foram aconselhandos pelo empresário Brian Epstein a não fazer comentários sobre futebol para não causar disputas entre os fãs. No caso de Paul, sempre se achou que ele era torcedor do Everton. Isso porque seu pai, James McCartney, e muitos parentes torciam para o Everton e levavam o pequeno Paul ao Goodison Park.
Anos depois, porém, começam as ligações de Paul com o Liverpool. Em 1968, os Beatles foram fotografados em um estúdio com Paul usando uma roseta (uma espécie de medalhinha) do Liverpool. Em seguida, a frase que deixaria qualquer torcedor do Liverpool feliz proferida por sua então esposa Linda McCartney.
- Passamos a últma noite ouvindo o jogo do Liverpool no rádio, querendo que eles ganhem. Paul torce para o Liverpool. Ele foi torcedor do Everton por um tempo por causa da sua família, mas agora ele é Liverpool.
Mas o caso não se encerra por aí. Dois anos antes, Paul e John Lennon assistiram à final da Copa da Inglaterra entre Everton e Sheffield Wednesday em Wembley que terminou com a vitória por 3 a 2 e o título do time de Liverpool. No mesmo ano de 68 da declaração de Linda, Paul esteve novamente em Wembley para outra decisão de Copa da Inglaterra do Everton dessa vez contra o West Bromwich. Vitória do Bromwich por 1 a 0 e o beatle mostrou simpatia ao dividir cigarros e whisky com outros torcedores no estádio. Se estava triste com a derrota do Everton, pelo menos mostrou fair play. Ou então estava comemorando.
Diz a lenda que Paul tentou ouvir pelo rádio a decisão da Copa da Inglaterra (ele deve gostar de torneios mata-mata) de 77 entre Liverpool e Manchester United quando navegava pelo Caribe. Deu Red Devils por 2 a 1. Será que estragou a festa caribenha?
Outra história que dá força à torcida vermelha de Liverpool. Ao fim da versão ao vivo de "Coming Up" gravada em Glasgow, na Escócia, em 1979, a multidão começa a gritar "Paul McCartney!" ao passo que Paul grita "Kenny Dalglish!", numa referência ao atacante escocês que é um dos maiores jogadores da história do Liverpool. Gordon Smith, ex-jogador do Glasgow Rangers, que conhecia Paul, disse em 1980 que Paul ficou empolgado ao saber que ele conhecia Dalglish. Viu como ídolos também podem ser fãs?
Paul também esteve no estádio de Wembley na decisão da Copa da Inglaterra de 1986 entre Liverpool e Everton, quando os Reds foram campeões ao vencerem por 3 a 1. Será que ele gostou do resultado?
O ex-beatle também já tocou no estádio do Liverpool. Há dois anos, ele esteve em Anfield Road para um show que fazia parte dos eventos referentes a cidade de Liverpool como capital cultural da Europa. No mesmo ano de 2008, Paul deu uma entrevista que explica um pouco, mas confunde um pouquinho também.
- É o seguinte. Mey pai nasceu em Everton e minha família é oficialmente torcedora do Everton. Então, se houvesse um clássico ou uma final de Copa da Inglaterra entre os dois (Liverpool e Everton), eu torceria pelo Everton. Mas após um show em Wembley, eu fiquei amigo de Kenny Dalglish, que fora assistir à apresentação. Aí eu pensei, quer saber? Vou torcer para os dois, porque ambos são de Liverpool e eu não tenho aquela coisa católicos x protestantes (em relação à rivalidade). Eu torço para os dois. São dois grandes times, mas se há um embate (entre os dois), torço para o Everton.
Ficou triste, torcedor do Liverpool? Não é para tanto. Lembre que Paul também gosta do Liverpool e que Albert Stubbins, atleta do clube entre as décadas de 40 e 50 é o único jogador de futebol que aparece na capa do "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" (1967), um dos melhores discos dos Beatles. Aliás, tente encontrá-lo na foto abaixo e depois divirta-se com alguns vídeos de Sir Paul.
A capa de Sgt. Peppers
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário