Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Time desconhecido da semana - Melbourne Victory


Vocês lembram do atacante Archie Thompson? Não?! Ora, vocês sabiam que ele está na história do futebol e no Guinness (o livro dos recordes, e não a cerveja)? E na semana da Páscoa, Archie receberá uma homenagem de Planeta que Rola. Afinal ele é o principal responsável pela maior chocolate da história do futebol internacional. Archie marcou 13 gols na goleada da sua seleção, a Austrália, sobre a Samoa Americana por 31 a 0 no dia 11 de abril de 2001, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. É por isso que hoje conheceremos um pouco mais do clube que Archie, hoje com 30 anos, está defendendo: o Melbourne Victory, da Austrália. 

Fundado em 2003, justamente quando a liga australiana começava a passar por uma série de mudanças, o Melbourne se tornou o bicho papão da nova A-League. Das quatro edições que foram disputadas do novo campeonato, o Melbourne ganhou duas nas temporadas 2006-07 e 2008-09. Atualmente, o time lidera o campeonato australiano ao lado do Adelaide United com 38 pontos em 21 jogos

Mas desde que o campeonato australiano é disputado, em 1977, os campeões de títulos são o Sidney City Hakoah, o South Melbourne e o Marconi Fairfield, com quatro taças cada um. Mas falta pouco para a equipe de Archie chegar lá. 

O “craque” neozelandês, aliás (sim, ele nasceu na Nova Zelândia), foi a maior contratação do Melbourne logo na sua fundação. Na ocasião, ele jogava no Lierse, da Bélgica. Pelo clube onde atua desde 2005 – com uma pequena interrupção em 2006, quando foi emprestado para o holandês PSV, então comandado por Guus Hiddink, seu técnico na seleção australiana – Archie marcou até agora 38 gols em 76 jogos. Pela seleção, foram 21 gols em 32 partida. 

Apelidado de Big V ou apenas Victory, o Melbourne tem como cores principais o azul e o branco. Mas seu uniforme número 2 é predominantemente cinza. O apelido de Big V vem do Victoria Australian, que compete na Australian Football League um esporte chamado australian rules football. Pelo que eu entendi, isso é algo parecido com o futebol americano e o rugby. Mas se você leitor que mora na terra dos cangurus quiser me explicar melhor, fique livre para comentar aí embaixo. O “V” no uniforme também faz uma alusão ao uniforme do francês Bordeaux. Quando joga em casa, a equipe atua no Etihad Stadium, fundado em 2000 e que tem capacidade para 56.347 pagantes. 

Os maiores rivais do Melbourne são o Sidney FC, campeão da A-League na temporada 2005-06, e o Adelaide United, que nunca foi campeão australiano, mas já disputou um Mundial de Clubes da Fifa em 2008. Aliás, o Melbourne está devendo uma participação na competição intercontinental, pois seu outro rival, o Sidney, também disputou o torneio em 2005. 

Archie Thompson tem um companheiro de ataque brasileiro. Ney Fabiano, que já vestiu a camisa de 14 clubes (entre eles Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Bahia), está no time desde o ano passado e, portanto, já foi campeão australiano. 

Maior artilheiro da história da A-League com 38 gols, Thompson gosta dessa coisa de marcar muitos gols numa única partida. Na decisão da A-League de 2007 ele fez cinco na acachapante vitória do Melbourne sobre o Adelaide United por 6 a 0. Como se vê, chocolate é com ele mesmo. 

Bom, por hoje é só pessoal. Se vocês quiserem saber mais sobre o Melbourne Victory é só clicar aqui e conhecer o site oficial do clube


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário