Pesquisar este blog

sábado, 18 de abril de 2009

Holanda pode conhecer seu campeão neste sábado

AZ Alkmaar pode entrar para a história neste sábado. Se vencer em casa o Vitesse pela 31ª rodada do Campeonato Holandês, o clube conquistará pela primeira vez em 28 anos a Eridivisie League. Se o título vier, será a primeira vez desde 1981 que um clube interrompe a série de títulos do trio de ferro da Holanda formado por Ajax, PSV e Feyenoord.
E quem foi o último campeão? Justamente o AZ, que agora tem a chance de conquistar o segundo título de sua história. Desde 81, o Ajax faturou 10 títulos, o PSV, 12, e o Feyenoord levou três troféus para casa. O PSV, que fará o clássico com o Ajax no domingo, lutava pelo inédito pentacampeonato, mas neste ano, o time ainda luta muito é por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.
Só dois times podem ameaçar o título do AZ. O Twente, outra surpresa da liga e que ocupa a vice-liderança da competição, e o Ajax, o terceiro colocado, mas que só leva a taça por milagre. O AZ, dirigido pelo experiente técnico holandês Louis Van Gaal, responsável por aquele grande time do Ajax na década de 90 que ficou 50 jogos invicto e foi campeão do mundo em cima do Grêmio, soma 76 pontos. O Twente, que enfrentará o Feyenoord em Rotterdã, tem 65, enquanto o Ajax tem 64.
Como a diferença para o segundo colocado é de 11 pontos e faltam quatro rodadas para o término da competição, o AZ conquista o título com uma simples vitória. Se empatar a partida, seria preciso que o Twente também empatasse o seu jogo. Em caso de derrota, a decisão seria adiada para a próxima semana. A menos que Twente e Ajax pelo menos empatassem. Para os adversários, portanto, só a vitória interessa. Mas a situação do AZ é bastante confortável, como mostra o confiante Van Gaal. 
- O título seria fantástico para os meus jogadores. E acho que em breve eles poderão dizer que nós somos campeões holandeses - afirmou o treinador ao site da Fifa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário