Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Campeonato Inglês entra na reta final

A cinco rodadas do fim, a Premier League vive uma das temporadas mais emocionantes dos últimos anos. Faltando 15 pontos a serem disputados (18 no caso de Manchester United e Wigan, que têm um jogo a menos), a disputa pelo título está polarizada entre os Red Devils, que somam 74 pontos, e o Liverpool, que tem 71.
Chelsea, com 68 pontos, ainda não está completamente descartado, mas como o time está nas semifinais da Liga dos Campeões, a obsessão maior do bilionário russo e dono do clube, Roman Abramovich, e ainda disputará outro título, a decisão da Copa da Inglaterra com o Everton no final de maio, é possível que os Blues não tenham fôlego ou mesmo disposição para buscar uma diferença que hoje é de seis pontos, mas pode chegar a nove em relação ao Manchester United. 
Ainda mais porque o terceiro lugar está praticamente assegurado, o que garante ao Chelsea a vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Ao contrário da temporada passada, neste ano a Inglaterra tem direito a três vagas diretas para a Champions. O quarto colocado disputará a fase preliminar. Mas para o Chelsea, tudo dependerá do desempenho do Manchester nas próximas duas ou três rodadas.
O time de Sir Alex Ferguson, aliás, não terá vida fácil até o fim da Premier League. Fará os clássicos contra Tottenham, adversário deste sábado, Manchester City e Arsenal, enfrentará Middlesbrough e Hull City, que brigam contra o rebaixamento, além do Wigan, que disputa uma vaga na Copa da Europa. Mas a equipe tem a seu favor o fato de ter um jogo a menos e três pontos a mais do que o rival.
Já o Liverpool também não terá vida fácil: Hull City e Newcastle, que brigam contra o rebaixamento, um clássico contra o Tottenham, além do West Ham e do Wigan, que sonham em beliscar uma vaga na Copa da Europa. O time ainda tem contra a si a pressão de não poder mais perder pontos e de ter que fazer três jogos fora de casaenquanto o Manchester fará três em casa e três fora.
Veja abaixo a sequência de cada um dos protagonistas na briga pelo título:
Adversários do Manchester United: Tottenham (casa), Middlesbrough (fora), Manchester City (casa), Wigan (fora), Arsenal (casa) e Hull City (fora).
Adversários do Liverpool: Hull City (fora), Newcastle (casa), West Ham (fora), West Bronwich (fora), Tottenham (casa)
Se a disputa pelo título segue emocionante e as vagas na Liga dos Campeões estão praticamente definidas, as vagas na Copa da Europa e a luta contra o rebaixamento ainda serão motivo de muita briga até o dia 24 de maio, quando se encerra a competição.
Depois de peder o fôlego na disputa com o Arsenal pela vaga na Champions, o Aston Villa deverá mesmo ter que se contentar em disputar mais uma vez a Copa da Uefa, que será rebatizada como Copa da Europa e mudará sua forma de disputa. Com 54 pontos, o time que visita o Bolton neste fim de semana, ocupa a quinta posição e deve garantir a sua vaga, assim como o Everton, o sexto colocado com 53 pontos.
A Inglaterra tem três vagas na Copa da Europa que são destinadas para o quinto colocado da Premier League e os campeões da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa. Contudo, se os campeões das copas se classificarem para a Champions League ou a Copa da Europa pela Premier League, abre-se uma vaga para o sexto e o sétimo colocados do campeonato, respectivamente. É o que acontecerá neste ano. O Manchester United, campeão da Copa da Liga Inglesa, disputará a próxima Liga dos Campeões, abrindo uma vaga no campeonato para o sexto colocado. Já na Copa da Inglaterra, se der Chelsea, abre a vaga para o sétimo colocado, pois os Blues estarão na Champions League. Se der Everton, o time se classificará independentemente da posição no campeonato.
Como Aston Villa e Everton devem conseguir se classificar, a disputa está acirrada pela última vaga, que deve ficar entre cinco times: West Ham (45 pontos), Fulham (44), Tottenham (44), Wigan (41) e Manchester City (41).
Na parte debaixo da tabela, quem vive um drama é o tradicional Newcastle. Quatro vezes campeão inglês, a equipe do atacante Michael Owen está na zona de rebaixamento, quatro pontos atrás do primeiro time fora do grupo da degola.
Na Inglaterra, três clubes caem para a segunda divisão. Com 25 pontos, o West Bronwich está praticamente rebaixado. As outras duas vagas devem ser "disputadas" por Newcastle (30 pontos), Middlesbrough (31), Blackburn (34), Hull City (34) e Sunderland (35). Mas Portsmouth (37) e Bolton (37) também não podem bobear e precisam somar aqueles pontinhos salvadores nas próximas rodadas para deixar seus torcedores mais tranquilos.
Jogos deste fim de semana:
Sábado:
Bolton x Aston Villa
Everton x Manchester City
Fulham x Stoke City
Hull City x Liverpool
West Bronwich x Sunderland
West Ham x Chelsea
Manchester United x Tottenham
Domingo:
Arsenal x Middlesbrough
Blackburn x Wigan
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário