Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os clubes que sonham em subir na vida (ou de Liga)

Já que hoje é segunda-feira, resolvemos fazer um resumo de como estão as principais segundas divisões europeias. Sem mais delongas, vamos a elas. 

Inglaterra

A Championship é a que está mais perto de se encerrar. Faltam apenas duas rodadaspara sabermos quem vai se juntar a Liverpool, Manchester United, Arsenal e cia na próxima Premier League. Como os dois primeiros sobem automaticamente, um time já está garantido na primeira divisão. É o Wolverhampton, que lidera a competição com 86 pontos e precisa apenas de um empate contra o Barnsley na próximo fim de semana para garantir o título. 

Quem também está muito perto de garantir o retorno à elite é o Birmingham, que soma 80 pontos, quatro a mais do que o Sheffield United, que tem um jogo a menos. Caso o Sheffield perca a vaga direta, certamente vai disputar o playoff que apontará o terceiro clube que sobe para a Premier League. O mata-mata envolve os times entre a terceira e a sexta posição. Hoje seriam Sheffield, Cardiff City (73 pontos), Reading (71) e Burnley (69). Mas Swansea City (68) e o tradicional Preston North End (68), primeiro campeão inglês, também estão na briga. 

Espanha

Na Espanha, onde os três primeiros colocados sobem para a primeira divisão, já foram disputadas 33 das 42 rodadas. O Xerez lidera a competição com 63 pontos, um a mais do que o Tenerife. Os dois estão perto da vaga, mas não podem bobear porque logo em seguida na tabela aparecem o Rayo Vallecano (59 pontos), que hoje também estaria garantido na elite espanhola, Hércules (59), Zaragoza (58), Salamanca (52) e Real Sociedad (50). 

França

Assim como na Espanha, na França os três primeiros sobem para a elite. Faltam seis rodadas para o término da competição, que hoje é liderada pelo Lens com 58 pontos. O campeonato ainda está em aberto, mas hoje seis times brigam pelas vagas. Além do Lens, estão na disputa Metz (56 pontos), Strasbourg (55), Boulogne (54), Tours (52) e Montpellier (50). 

Portugal

Em Portugal faltam cinco rodadas para sabermos os dois times que vão disputar a primeira divisão na próxima temporada. O campeonato é liderado pelo Santa Clara (48 pontos). O Olhanense, nosso time desconhecido da semana passada, vem em seguida com 46. Ainda disputam as vagas o União Leiria (42), Feirense (37) e o Estoril (37). 

Itália

Na Itália, duas equipes conhecidas podem voltar a Série A na próxima temporada. A Série B é liderada pelo Bari (66 pontos) enquanto o Parma aparece com 63 na vice-liderança. A segunda divisão do Calcio está na 35ª rodada. Faltam sete para o término da competição e os dois primeiros colocados sobem automaticamente. 

Como dificilmente o terceiro colocado conseguirá abrir 10 pontos em relação ao quarto, a terceira vaga sairá de um playoff entre o terceiro e o sexto colocados. Hoje o playoff seria disputado entre Livorno (56 pontos), Brescia (55), Empoli (54) e Triestina (52). Mas ainda estão na briga Sassuolo (52), Albinoleffe (51) e Grossetto (50). 

Alemanha

Assim como na Itália, na Alemanha dois times conhecidos podem retornar para a Bundesliga na próxima temporada. A segunda divisão local é liderada pelo Freiburg (55 pontos), seguido pelo Nuremberg (49), rebaixado na temporada passada. O Mainz, que estava na primeira divisão há duas temporadas, também pode voltar. Tem 48 pontos na terceira colocação. 

Na Alemanha, os dois primeiros sobem automaticamente. O terceiro colocado faz um mata-mata contra o 16º colocado da Bundesliga, hoje o Borussia Monchengladbach. Como faltam seis rodadas para o término da competição, ainda lutam pelas três vagas o Greuther Fürth (48 pontos), o Alemannia Aachen (45) e o Kaiserslautern (45). 

Holanda

Deixei a Holanda por último porque o regulamento da Eerst Divisie, a segunda divisão local é o mais bizarro de todos, digno dos “melhores momentos” da história do Campeonato Brasileiro e de alguns estaduais por aqui. Vou tentar explicar em poucas linhas, mas acho que será difícil. A competição é disputada por 20 times. O campeão é automaticamente promovido para a Série A, a Eredivisie League. Faltando três rodadas para o término do torneio, o Venlo, que soma 74 pontos, está bem próximo de voltar. 

A partir daí é um Deus no acuda. A Holanda adora um mata-mata e faz playoff para tudo. Para definir as outras duas vagas na primeira divisão, acontece um mega-playoff pós-temporada entre oito times, seis da segunda divisão e o 16º e o 17º da primeira divisão, hoje o Volendam (27 pontos) e o Roda (26). 

Moleza então. Eles pegam do terceiro ao sexto colocado da segunda divisão, juntam com estes e realizam o playoff, chamado por lá de Nacompetitie, certo? Claro que não. Existe um bizarro sistema de desempenho em que se classificam para estes mata-mata os que tiverem as melhores campanhas em seis diferentes períodos da competição. São eles: da 1ª a 6ª rodadas, da 7ª a 12ª, da 13ª a 18ª, da 19ª a 24ª, da 25ª a 30ª e da 31ª a 36ª. E se um time foi o melhor em dois períodos? Ora, pega-se o segundo melhor como o “campeão do período” e coloca no playoff. Inacreditável. Pelo visto só quem é rebaixado é proibido de participar da festa. 

Assim, fica difícil prever quem está mais perto de disputar a elite. Obviamente, quem está em cima na tabela tem mais chances. Casos de Waalwijk (68 pontos), o vice-líder, e os que vêm em seguida: Cambuur Leeuwarden (63), Zwolle (59), Maastricht (54), Excelsior (54), Go Ahead Eagles (50), Haarlem (50), Helmond Sport (49), Den Bosch (47), Dordrecht’90 (46) e Apeldoorn (46). Vamos ver quem se dá bem no final.


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário