Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sporting Gijón, um time de extremos

Vocês sabem que time pequeno tem que buscar um diferencial para aparecer. Há aqueles que começam bem um campeonato e vão caindo pelas tabelas, caso do Hull City na Inglaterra e do Hoffenheim na Alemanha, há os que conseguem o feito de ser campeão como o AZ na Holanda, mas há outros que protagonizam curiosidades durante a temporada.
No início da temporada europeia falamos aqui do Sporting Gijón pela falta de sorte que ele teve quando fizeram a tabela do Campeonato Espanhol. Convenhamos, é uma tremenda crueldade para um time que acabou de chegar na primeira divisão pegar logo entre a segunda e a quinta rodada Sevilla, Barcelona, Real Madrid e Villareal. Não é a toa que o Gijón amargou cinco derrotas seguidas logo de cara (a outra foi para o Getafe na estreia), com duas goleadas daquelas: 6 a 1 para o Barça e 7 a 1 para o Real.
Depois o Gijón se recuperou, voltou a cair, venceu, perdeu, mas, vejam só, jamais empatou. É isso mesmo. A pouco mais de um mês para o término da temporada, o Sporting Gijón não sabe o que é deixar o gramado com o placar igual, seja no seu estádio, o El Molinón, ou em qualquer outra arena. Ou seja, com o Sporting Gijón em campo não tem placar em branco.
No Campeonato Espanhol, o Sporting Gijón tem, em 31 jogos, 11 vitórias e 20 derrotas. Marcou 38 gols e sofreu 66. Com 33 pontos, ocupa a 17ª posição na tabela de classificação, apenas três acima do Recreativo, o primeiro clube na zona de rebaixamento. Uma prova que essa campanha de extremos não vem sendo muito boa para a equipe. Faltando sete rodadas para o fim da Liga, o time luta para não voltar para a segunda divisão.
O time só não terminará o ano completamente "invicto" de empates, porque somando todos os jogos da temporada, a equipe cometeu o, digamos, desatino de empatar com o Athletic Bilbao em 0 a 0 em janeiro pelas quartas-de-final da Copa do Rey no estádio San Mamés. Depois perdeu por 2 a 1 e acabou eliminado. Ou seja, foi um empate que custou caro.
Pesquisando meus alfarrábios descobri que se o Sporting terminar a Liga espanhola sem empatar, vai igualar a marca de outros seis times na história da competição: Racing, Athletic Bilbao, Donostia, Barcelona, Osasuña e Valencia. Mas será o primeiro a conseguir tal feito em 38 jogos, pois estes times já citados zeraram a coluna dos empates de suas tabelas quando o campeonato tinha um número menor de partidas.
O Racing terminou o ano sem empatar na temporada 1929-30. Já o Athletic Bilbao fez o mesmo na 1930-31 e 1932-33. O Donostia, hoje conhecido como Real Sociedad, não empatou nada na temporada 1931-32, enquanto a marca do Barcelona foi atingida em 1933-34. Em 1935-36 foi a vez do Osasuña, enquanto a marca do Valencia é a mais recente: 1963-64. O Valencia foi o que fez a temporada mais longa: 30 jogos. O Osasuña jogou 22 vezes enquanto os demais fizeram 18 jogos.
O único time que foi campeão sem empatar nenhuma partida foi o Athletic Bilbao em 30-31, algo fora de cogitação para o Gijón, que, no entanto, pode igualar a marca nada agradável do Osasuña, que foi rebaixado. O destino do time será selado nas próximas seis semanas. A começar por quarta-feira, quando ele recebe o Espanyol pela 32ª rodada da Liga.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário