Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O calvário inglês e o melhor Napoli desde Maradona

O longo domínio do futebol inglês nas fases decisivas da Liga dos Campeões da Europa está muito perto de virar pó. Depois de uma primeira fase vem que viu seus dois principais clubes, Manchester United e Manchester City, serem eliminados na primeira fase e jogados na Liga Europa, Arsenal e Chelsea, os outros dois representantes da terra da rainha nas oitavas de final estão muito perto da eliminação.
E os algozes do futebol inglês são justamente os times italianos. Depois de perderem para a Alemanha na temporada passada uma das vagas na Liga dos Campeões (agora o país tem direito a classificar três e não mais quatro times) por conta do desempenho ruim dos seus times, o Calcio ensaia um reerguimento justamente contra os times de uma das ligas mais fortes da Europa.
O país é o que mais tem representantes nas oitavas de final. Se classificaram Milan, Inter de Milão e Napoli e dois deles já estão praticamente nas quartas de final. Na semana passada, o Milan goleou o Arsenal por 4 a 0 em San Siro e se classifica até se perder por três gols de diferença no Emirates Stadium, na semana que vem.
Já o Napoli é a grande novidade do futebol italiano. O time de Cavani e Lavezzi venceu o Chelsea por 3 a 1 no estádio San Paolo e avança para as quartas se perder por até um gol de diferença. Caso Isso aconteça, esta será a melhor campanha da história do clube na Champions, superando o time de Maradona, que na temporada 1990-91 foi eliminado nas oitavas de final, nos pênaltis, pelo Spartak Moscou após dois empates em 0 a 0. O jogo de volta em Stamford Bridge será no dia 14 de março.
- Foi um bom resultado, mas não estamos plenamente felizes, pois poderíamos ter marcado mais um gol - disse o goleiro De Sanctis, que fez grandes defesas durante a partida.
- Vencer por 4 a 1 teria sido um grande resultado. Viajaremos para Londres confiantes, mas sabemos que eles tem jogadores como Frank Lampard e Michael Essien que estarão em melhores condições. Além disso, o Chelsea precisa atacar, o que vai deixar espaços para nos explorarmos - analisou.
Caso Chelsea e Arsenal sejam realmente eliminados, será a primeira vez desde a temporada 1995-96 que a Inglaterra não terá um representante nas quartas de final. Naquele tempo, o torneio era um pouco diferente. Não havia um mata-mata de oitavas de final e sim uma fase de grupos em que o Blackburn foi eliminado numa chave que tinha os classificados Spartak Moscou e Légia Varsóvia e o Rosenborg.
Desde então, o futebol inglês sempre esteve muito presente nas quartas de final. Nas últimas cinco temporadas, em três delas a Inglaterra representava simplesmente a metade dos clubes. Na outra, eram três times e em uma delas dois. Agora o torcedor inglês corre sério risco de torcer por seus clubes apenas na Liga Europa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário