Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bayern inicia sua 'missão impossível contra o Barcelona'

Pouco mais de dois meses depois do fim da fase de grupos, a Liga dos Campeões da Europa recomeça nesta terça-feira com os dois primeiros jogos das oitavas de final do torneio. Em campo, o Bayer Leverkusen desafia o atual campeão Barcelona na primeira partida disputada na BayArena, na Alemanha.
O desafio do time alemão é dos mais ingratos. Melhor time do mundo, é verdade que o Barcelona não tem a mesma eficiência exibida nas últimas três temporadas. No sábado, o time foi derrotado pelo Osasuna em Pamplona e viu no domingo a diferença para o Real Madrid no Campeonato Espanhol subir para dez pontos.
O atual Barça não tem o mesmo apetite para jogos menores da Liga, mas a equipe alemã se engana se vai enfrentar o mesmo time que tem entrado em campo contra as equipes menores da Espanha. O time de Guardiola tem especial interesse em grandes jogos e a Liga dos Campeões é o torneio que ela quer vencer nesta temporada.
Do outro lado, um Bayer Leverkusen que vem sendo bem discreto neste ano. O time ocupa uma modesta sexta posição no Campeonato Alemão com 31 pontos, dez abaixo da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões e a 15 do líder da Bundesliga. Hoje o Bayer estaria classificado para a Liga Europa, mas vê sua posição ameaçada por Hannover (31 pontos), Wolfsburg (27), Stuttgart (26) e Hamburgo (26).
Na Champions, se classificou para as oitavas sem brilho. Foi segundo colocado no grupo E, atrás do Chelsea. Recontratado na temporada passada, o veterano Michael Ballack, de 35 anos, era para ser o grande nome do time, mas teve lesões, pouco jogou (foram apenas 16 jogos nesta temporada) e pode até não continuar no clube na próxima temporada. Uma lesão muscular, aliás, o tirou desta partida.
O artilheiro do time na Liga dos Campeões é Erin Derdyok, com dois gols. Ambos foram marcados nas duas últimas rodadas da primeira fase e garantiram a vitória sobre o Chelsea por 2 a 1 e o empate com o Genk por 1 a 1. Com seis gols, Derdyok também é o goleador da equipe na Bundesliga. No entanto, ele não começa uma partida desde o jogo contra o Mainz 05 no dia 22 de janeiro e não estará em campo hoje por causa de uma lesão.
Outros destaques do Bayer são o meia e capitão Simon Rolfes e o atacante Kiessling. O brasileiro Renato Augusto atuou apenas em dois jogos na primeira fase porque teve que passar por uma artroscopia no joelho esquerdo. No fim de semana, na derrota para o Borussia Dortmund, ele ficou no banco, mas entrou no segundo tempo. Possivelmente, o técnico Robin Dutt deve mantê-lo entre os reservas.
- Todos precisam trabalhar duro. Temos que trabalhar duro para seguirmos em frente. Todos nós. Não teremos muitas chances contra eles - afirmou o treinador.
No Barcelona, Guardiola deixou claro que o time está "defendendo o seu título". Na derrota para o Osasuna, Xavi e Iniesta foram poupados e Fàbregas entrou apenas no segundo tempo. Agora os três entram em campo assim como Messi. O melhor do mundo e artilheiro da Liga dos Campeões com seis gols (ao lado de Mário Gomez, do Bayern de Munique) é presença garantida em campo. A dúvida é Sérgio Busquets, que sofreu um acidente quando seguia para a concentração no Camp Nou.
- Nossa performance no segundo tempo (contra o Osasuna) é o precisamos para defender o título da Liga dos Campeões - disse Guardiola.
No outro jogo do dia, o Lyon recebe a surpresa da primeira fase, o APOEL, do Chipre.
Bayer Leverkusen x Barcelona
Local: Estádio BayArena
Árbitro:
Horário: 17h45m
Bayer Leverkusen: Bernd Leno, Corluka, Schwaab, Friedrich e Kadlec; Reinartz, Gonzalo Castro, Rolfes e Bender; Schürrle e Kiessling. Técnico: Robin Dutt.
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Xavi, Busquets (Mascherano) e Iniesta; Alexis Sanchez, Messi e Fàbregas. Técnico: Guardiola.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário