Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mayuka, o jovem destaque da seleção de Zâmbia

Numa Copa Africana em que se esperava que nomes como Asamoah Gyan (Gana), Keita (Mali) e Moussa Sow e Demba Ba (Senegal) brilhassem junto com Didier Drogba, o grande destaque da competição, junto com o atacante marfinense do Chelsea, é o jovem Emmanuel Mayuka, de 21 anos.
Único jogador da surpresa Zâmbia a atuar em um time de primeira divisão da Europa - e apenas um dos dois que jogam no futebol europeu (o outro é o meia Chisamba Lungu, do Ural Oblast, da Rússia)  - Mayuka foi o responsável pelo gol da vitória de sua seleção na semifinal contra Gana.
Destaque de sua seleção, o jovem do Young Boys, da Suíça, é um dos artilheiros da Copa Africana com três gols. Ele divide as atenções do time com Christopher Katongo, também goleador do torneio. Mas é Mayuka que vem chamando a atenção por ser jovem e relativamente desconhecido dos principais centros.
O atacante joga no futebol suíço desde 2010, quando deixou o israelense Maccabi Tel Aviv após duas temporadas. Ele foi para o clube para substituir Seydou Doumbia, que enfrentará na decisão de domingo contra a Costa do Marfim e se transferira para o CSKA Moscou. No novo clube, marcou 16 gols em 43 jogos.
Ainda não conquistou títulos, mas neste fim de semana pode faturar a taça mais importante da sua carreira. O primeiro título africano da história de Zâmbia.
Vice-campeã em duas oportunidades em 1974 e 1994, Zâmbia pode conquistar o primeiro título de sua história na mesma Libreville, capital do Gabão, em que a seleção que era considerada a mais talentosa de sua história perdeu todos os seus jogadores num acidente aéreo.
Por isso a final de domingo será muito especial não apenas para Mayuka, como para toda seleção de Zâmbia, que na quinta-feira visitou a praia onde o avião caiu para prestar uma homenagem aos mortos no desastro aéreo daquele ano.
Mayuka joga na seleção desde 2007, mas a Copa Africana é a primeira competição em que ele se destaca. O gol contra Gana só chamou ainda mais a atenção para o jovem atacante.
- Realmente não sei descrever como foi que eu me senti. Eu estou realmente sem palavras. Especialmente depois da classificação para a final - disse Mayuka ao site "MTNFootball.com".
Mayuka estava no banco naquela partida. Entrou no segundo tempo para mudar a história com um gol no fim da partida.
- Quando eu peguei a bola, vi o zagueiro um pouco atrás e disse para mim mesmo que deveria chutar. Depois só agradeci a Deus e sabia que era o nosso dia.
Mayuka agora quer ajudar o time a ser campeão para depois talvez realizar o seu grande sonho: jogar no Manchester United.
- O meu sonho é jogar pelo Manchester United. Desde a minha infância, sou fascinado pelo estilo de jogo do clube. Nunca consigo parar de sonhar com isso - afirmou, no ano passado, ao site oficial da Fifa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário