Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O segundo jogador mais velho do mundo

Você provavelmente nunca ouviu falar de Yuri Pudishev, mas aos 56 anos ele acaba de entrar para a história do futebol. Assistente do técnico Yuri Puntus, do Dínamo Brest, da Bielorrússia, ele se tornou o segundo jogador mais velho a disputar um jogo oficial de futebol na segunda-feira. Pudishev jogou alguns minutos durante a derrota do seu time para o BATE Borisov por 2 a 0 pelo campeonato nacional.
E não foi a primeira vez que o veterano "ex-atual" jogador entrou em campo pela equipe. Há dois anos, ele abandonou sua aposentadoria para jogar contra o MTZ-Ripo pela Copa da Bielorrússia. Pudishev, inclusive, ajudou na construção da jogada de um gol do seu time.
Puntus negou que a entrada do seu assistente técnico na equipe tenha sido "uma palhaçada" e justificou isso dizendo que a própria Federação de Futebol da Bielorrússia nomeou Pudishev como o melhor jogador da partida.
- Estarei contente se alguém puder ajudá-lo a entrar no Guinness - disse o técnico, citando o livro dos recordes.

Pudishev encerrou a carreira oficialmente em 1994 pelo russo FC Samotlor-XXI Nizhnevartovsk. Ele disputou vários campeonatos da antiga União Soviética, alguns deles pelo Dínamo Moscou, clube onde iniciou sua carreira. Depois de pendurar as chuteiras, ele treinou algumas equipes e vem trabalhando como assistente-técnico do Brest. Mas de vez em quando, o treinador pode mandá-lo entrar em campo.
Pudishev, porém, não é o jogador mais velho a disputar uma partida profissional. Esse recorde pertence ao mexicano Salvador Reyes, que aos 71 anos, jogou pelo Chivas contra o Pumas em janeiro de 2008. O Chivas o permitiu entrar em campo por alguns minutos como forma de homenageá-lo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário