Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Inglaterra nem tanto dos ingleses


anúncio da venda do Liverpool atendeu a um desejo de grande parte da torcida que queria ver os americanos Tom Hicks e George Gillett pelas costas por causa das dívidas que eles deixaram e da falta de títulos do clube. Boa parte dos protestos organizados principalmente pelo grupo de torcedores que se autodenominava "Spirits of Shankly" era no tom "yankees go home". Eles não voltaram exatamente para casa, mas pelo menos os donos do Boston Red Sox sabem o que é comandar um time de tradição e vencedor. Se vai dar certo só o tempo dirá.

Mas a manutenção do Liverpool em mãos americanas manteve o clube no grupo de times ingleses que funciona com capital estrangeiro. Dos 20 times da Premier League atualmente, nada menos do que 11 são controlados ou tem algum grupo estrangeiro dono de parte do capital.

Os americanos são maioria nesse grupo. Além do Liverpool, agora nas mãos de John Henry, Tom Werner e Larry Lucchino, Manchester United, Aston Villa e Sunderland também são comandados por americanos.

O dono dos Red Devils é Malcolm Glazer, que também comanda o time de futebol americano Tampa Bay Buccaneers, e outro americano que a torcida quer ver pelas costas. Desde a temporada passada, os torcedores dos Red Devils têm pressionado pela venda do clube também por causa das dívidas que os novos donos contraíram. Eles usam cachecóis nas cores verde e dourado, as primeiras cores do Manchester, nos estádios como forma de protesto, mas ainda não conseguiram que família Glazer largue o osso.

No Aston Villa quem dá as cartas é Randy Lerner, dono do também time de futebol americano Cleveland Browns, enquanto no Sunderland o dono é o texano Ellis Short.

Também são controlados por estrangeiros o Birmingham, Chelsea, Fulham e Manchester City. Contam ainda com capital estrangeiro o Blackpool, o West Ham e o Arsenal.

São controlados por britânicos Blackburn, Everton, Newcastle, Stoke City, Tottenham, West Bronwich, Wigan e Wolverhampton.

Veja abaixo quem são os donos dos clubes da Premier League:

Arsenal - É controlado pelo Arsenal holdings, grupo de investidores cujo sócio majoritário (29,9%) é o americano Stan Kroenke, também também do Denver Nuggets (basquete), Colorado Rapids (futebol), Colorado Avalanche (hockey) e St. Louis Rams (futebol americano)

Aston Villa - Controlado pelo americano Randy Lerner, dono do Cleveland Browns (futebol americano)

Birmingham - Controlado por Carson Yeung, de Hong Kong, dono da Birmingham International Holdings (antes chamada Grandtop International Holdings), empresa de investimento e entretenimento que é registrada nas Ilhas Caymans.

Blackburn - Controlado pelo grupo chamado The Trustees of the Jack Walker 1987 Settlement, criado pelo magnata já falecido Jack Walker.

Blackpool - Tem dois donos. O empresário britânico Owen Oyston e pelo letão Valeri Belokon, presidente do Baltic International Bank

Bolton - Controlado pelo britânico Eddie Davies

Chelsea - Controlado pelo empresário russo Roman Abramovich, quem tem investimentos na área de petróleo.

Everton - Controlado pelo ator, cantor e produtor teatral Bill Kenwright

Fulham - Controlado pelo empresário egípcio Mohamed Al-Fayed. Curiosidade: Ele é pai de Dodi Al-Fayed, namorado da princesa Diana. Os dois morreram em 1997 num acidente de carro em Paris

Liverpool - Acaba de ser comprado pela New England Sports Ventures, empresa que comanda o Boston Red Sox. Mas os atuais donos, Tom Hicks e George Gillett, dizem que não vão largar o osso tão facilmente assim e prometem recorrer. A compra ainda precisa ser aprovada pela FA e pela Premier League.

Manchester United - Controlado pela família Glazer, do patriarca Malcolm Glazer, também dono do time de futebol americano Tampa Bay Buccaneers.

Manchester City - Controlado pelo árabe Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos e dono da empresa Abu Dhabi United Group for Development and Investment

Newcastle - Controlado pelo milionário inglês Mike Ashley

Stoke City - Controlado pelo empresário inglês Peter Coates

Sunderland - Controlado pelo empresário americano Ellis Short

Tottenham - Controlado pela companhia de investimentos britânica Enic International Ltda., cujo dono é o inglês Joseph Lewis.

West Bromwich - Controlado pelo empresário inglês Jeremy Peace

West Ham - Tem vários investidores que comandam o clube. A maior fatia (35%) é do grupo islandês CB Holding Ltda. O galês David Sullivan, empresário do ramo do entretenimento adulto (leia-se indústria pornô), tem 30,6% do clube, assim como o empresário inglês David Gold. Outros sócios minoritários somam 3,8%.

Wigan - Controlado pelo ex-jogador inglês Dave Whelan

Wolverhampton - Controlado pelo empresário inglês Steve Morgan


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário