Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Da série por onde anda...

Lembram do Eric Wynalda, atacante que marcou um dos três gols dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 1994? Pois é. Wynalda, hoje um aposentado jogador de 41 anos, seguiu no futebol, mas não virou treinador, assistente técnico, empresário Fifa ou qualquer um desses nichos do mercado mais comuns para ex-jogadores. Ele assumiu nesta semana o pomposo cargo de Presidente de Operações Internacionais do... Murcielagos.
E o que vem a ser o Murcielagos? É um clube da terceira, isso mesmo, terceira divisão mexicana. Bom, pelo menos o cargo é bonito.
A dica do Wynalda dada pelo colega da redação Eduardo Zobaran me fez lembrar daquela seleção americana que tinha um monte de figuraças e foi praticamente o pontapé inicial para uma nova fase no soccer nos Estados Unidos. Aí nós aqui de Planeta que Rola pensamos: Por onde anda Alexi Lalas, o zagueiro com pinta de roqueiro? E Marcelo Balboa, o zagueiro que era a cara do Ricardo Rocha? E Cobi Jones, que chegou a fazer uns jogos pelo Vasco, mas não vingou?
A resposta está nas linhas abaixo a partir do time que enfrentou e foi derrotado pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo no famoso gol do Bebeto "Eu te amo" para Romário.
Tony Meola - O goleiro hoje com 41 anos encerrou a carreira em 2006 no New York Red Bulls. Jogou mais dois anos no futebol indoor americano e hoje joga suas peladas por uma boa causa no Global United FC. Esse é um time formado por ex-estrelas americanas que faz jogos para arrecadar fundos na luta contra o aquecimento global e a proteção do meio ambiente. Virou um goleiro verde.
Thomas Dooley - O ex-capitão da seleção encerrou a carreira no ano 2000 no MetroStars. Chegou a ter uma experiência como treinador na temporada 2002-03 no Saarbrücken, da Alemanha, mas não vingou. Hoje aos 49 anos curte a aposentadoria na Califórnia onde coordena um programa de desenvolvimento de atletas do Bayern de Munique.
Hugo Perez - O ex-jogador está com 46 anos. Encerrou a carreira no Club Deportivo FAS, de El Salvador, em 1996. Hoje é assistente técnico do Califórnia Victory, time da USL, espécie de Série B americana.
Earnie Stewart - Hoje com 41 anos, o ex-meia que fez um gol na Copa de 94 encerrou a carreira em 2005 no Venlo, da Holanda. Hoje é diretor de futebol do AZ Alkmaar, da Holanda.
Tab Ramos - Um nome que os brasileiros não esquecem. Afinal, ele foi quem levou aquela cotovelada de Leonardo no jogo da Copa. Tab Ramos continuou jogando até 2002, quando encerrou a carreira no MetroStars. Mas Tab entrou para a história também por ter sido o primeiro atleta a assinar contrato com a Major League Soccer quando ela foi criada. No fim da carreira, em 2001, se formou em Literatura na NCAA e hoje curte a aposentadoria com a mulher e os filhos em Nova Jersey.
Cobi Jones - Esse era um dos figuraças daquela seleção. O ex-meia-atacante que chegou a fazer quatro jogos pelo Vasco entre 1995 e 1996. Se aposentou em 2007 no Los Angeles Galaxy, onde hoje é assistente técnico.
Michael Sorber - O meia da seleção encerrou a carreira em 2000 no Chicago Fire. Hoje, aos 39 anos, é assistente técnico da seleção dos Estados Unidos.
Marcelo Balboa - Encerrou a carreira em 2002 no MetroStars e hoje tem um programa de rádio chamado "From the Pitch" (Direto do Campo, em português), que vai ao ar em uma rádio de esportes em Denver.
Paul Caligiuri - Encerrou a carreira em 2001 jogando pelo Los Angeles Galaxy. Hoje aos 46 anos, treina o time sub-13 do Tustin United, nos Estados Unidos.
Fernando Clavijo - Um dos mais velhos daquela seleção, hoje está com 54 anos. Abandonou o futebol em 1994 e em seguida teve uma série de experiências como técnico. A última delas em 2009, no Miami FC. Hoje está aposentado.
Alexi Lalas - O ex-zagueiro com pinta de roqueiro tirou aquela barbicha e está quase irreconhecível. Encerrou a carreira em 2003 no Los Angeles Galaxy e hoje, aos 40 anos, é comentarista da ESPN americana e da ABC.
Roy Wegerle - O ex-atacante está com 46 anos. Encerrou a carreira em 1998 no Tampa Bay Munity. Após pendurar as chuteiras, tentou virar jogador de golfe, mas não deu muito certo. Hoje curte a aposentadoria.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário