Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Americanos donos do Red Sox compram o Liverpool

Seis meses depois de ter sido colocado à venda, o Liverpool, que vive uma crise financeira e técnica, finalmente encontrou um comprador. Nesta quarta-feira, o clube anunciou que a empresa americana New England Sports Ventures (NESV) vai pagar 300 milhões de libras (R$ 796,2 milhões). A empresa é americana como os atuais donos do clube, Tom Hicks e George Gillett, comanda o time de baseball Boston Red Sox, um dos mais importantes dos Estados Unidos e tem investimentos na Nascar também.
Agora os que responderão pelo clube são John Henry, Tom Werner e Larry Lucchino, que comandam o Red Sox. Quando eles começaram a comandar a franquia em 2002, ajudaram o Red Sox a conquistar duas vezes a World Series. A primeira em 2004, encerrando um jejum de 86 anos. Quem sabe o Liverpool não sai da fila de "apenas" 20 anos no Campeonato Inglês.
Para a venda ser concluída, porém, ainda falta a aprovação da Federação Inglesa de Futebol (FA) e da Premier League.
A negociação foi 50% abaixo do que esperavam os atuais donos do clube, que queriam algo em torno de 600 milhões de libras. Em 2007, Hicks e Gillett compraram o clube por cerca de 250 milhões de euros (672,5 milhões), mas a administração dos dois foi muito criticada por eles terem contraído uma dívida gigantesca com o Royal Bank of Scotland. O clube deve 237 milhões de libras. O volume maior é para o banco, que fixou um prazo de 15 de outubro para a dívida ser refinanciada.
Dentro de campo, o time não conquistou títulos e acumula duas décadas de jejum na Inglaterra, quando viu o Manchester United, também comandado por americanos, se igualar aos Reds em número de títulos nacionais (18).
O atual presidente do Liverpool, Martin Broughton, comemorou a venda:
- Estou encantado por termos concluído com sucesso o processo de venda, que tem sido detalhado e muito extenso. O Conselho decidiu aceitar a proposta do NESV tendo em conta que foi a que melhor atendeu aos critérios que estabelecemos originalmente para encontrar um proprietário adequado. A filosofia do NESV é pensada em ganhar e eles têm demonstrado totalmente isso nos Red Sox. 

Broughton, no entanto, criticou a ação dos atuais donos do clube no processo de negociação.

- Lamento que os donos tenham tentado de tudo para evitar que o acordo acontecesse e que nós tenhamos que passar por procedimentos judiciais para completar o negócio - afirmou. 

O presidente disse que com a venda, haverá dinheiro para a contratação de novos jogadores e para a construção de um estádio para 60 mil pagantes em um "curto espaço de tempo".
- O Red Sox é um exemplo clássico. É tradicionalmente um grande time que já teve seus grandes momentos e restauraram a sua glória. Acho que é um paralelo que demonstra a ação deles. A mentalidade deles é de vitória e eles vêm investimento muito dinheiro (no Red Sox) em jogadores e farão o necessário investimento em jogadores no Liverpool.

É o que os torcedores do Liverpool esperam...
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário