Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Nova Zelândia está na Copa do Mundo

Mais uma seleção garantiu neste sábado sua vaga na Copa do Mundo da África do Sul do ano que vem. A Nova Zelândia derrotou o Bahrein por 1 a 0 pela repescage e volta a disputar uma fase final de Mundial depois de 27 anos. A última vez que os All Whites, como são conhecidos os neo-zelandeses disputaram uma Copa foi em 1982, na Espanha.
O herói da classificação foi o atacante Rory Fallon, que marcou o gol da vitória aos 45 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Adnam ainda perderia um pênalti pelo Bahrein levando ao delírio os 35.194 fanáticos torcedores que lotaram o estádio Westpac. Na primeira partida, as seleções haviam empatado em 0 a 0.
- Este grupo fez de tudo para atingir este sonho nos últimos quatro anos. É incrível. Estamos de volta - disse o técnico dos All Whites Ricki Herbert.
Agora que estão no Mundial será que veremos em um jogo de Copa do Mundo os neo-zelandeses fazendo o haka, aquela tradicional dança que os All Blacks, o time de rugby do país, costuma fazer nas competições? Seria no mínimo curioso.
Também chamada de Kiwi em alusão a esse bicho feio para burro aí da foto, um animal típico do país, A Nova Zelândia é a 25ª seleção a garantir vaga na Copa do Mundo. Já estavam classificadas quatro seleções da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile), três da Concacaf (Estados Unidos, México e Honduras), quatro da Ásia (Austrália, que embora esteja na Oceania disputou as eliminatórias asiáticas, Japão e as Coreias do Norte e do Sul), nove da Europa (Suíça, Eslováquia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda), e quatro da África (África do Sul, o país-sede, Gana, Costa do Marfim e Nigéria). 
A Nigéria, aliás, garantiu sua classificação neste sábado ao vencer o Quênia por 3 a 2, com dois gols de Martins e um de Yakubu.
O desafio da Nova Zelândia agora é conseguir uma campanha melhor do que sua última participação no Mundial. Em 1982, os All Whites, que estavam no grupo do Brasil, se despediram com três derrotas, 12 gols sofridos e apenas dois marcados. A equipe foi goleada pela Escócia (5 a 2), União Soviética (3 a 0) e Brasil (4 a 0, com dois gols de Zico, um de Falcão e um de Serginho).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário