Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Liga desconhecida da semana - B.League


Certa vez, numa viagem espiritual entre os rios Ganges e Brahmaputra, enquanto observava as belezas da paisagem idílica do sul da Ásia, me perguntava como eu poderia falar sobre este tão belo país numa reportagem séria e imparcial. Ainda bem que “Planeta que Rola” surgiu em minha vida e me deu esta oportunidade de fazer este tremendo jabá. É por isso que hoje, abordaremos a segunda edição da Liga Desconhecida da Semana como uma Liga B que é de primeira (gostaram dessa?). 

É claro que estamos falando da B. League, ou seja, da Liga Profissional de Bangladesh. Um dos torneios mais novos do mundo, o “Bangladeshão” foi criado há apenas oito anos. O primeiro campeonato nacional, chamado na ocasião National Championship, aconteceu em 2000 e o grande campeão foi o Abahani Ltda. de Dhaka. 

Capital de Bangladesh, Dakha, aliás, concentra a maior parte dos times da primeira divisão local (sim, lá existe uma segunda divisão). São oito das 11 equipes. Todas elas também disputam a Dakha League, que era o principal torneio antes da criação da liga nacional e hoje virou uma espécie de Campeonato Estadual em Bangladesh. 

E vocês sabem quem era o rei da cocada preta da antiga Dakha League? Era o Mohammedan Sporting Club, que conquistou 19 dos 53 troféus que foram disputados entre 1948 e o ano passado.

Bom, o Mohammedan não faz sucesso apenas em âmbito local. O time é, junto com o Abahani (11 vezes campeão da Dahka League), o maior vencedor do “Bangladeshão” com dois troféus, cada. O Mohammedan conquistou as taças de 2001/02 e 2005/06. 

Já o Abahani é o atual campeão da novíssima B. League, o campeonato profissional de Bangladesh. Sim, embora a federação local tenha sido fundada em 1972, o futebol por lá só se profissionalizou em 2007, o virou até destaque no site da Fifa (confere só neste link). Com o campeonato profissional, a B. League, nome charmoso do torneio, ganhou um, digamos, nome oficial, bancado pelos patrocinadores, quem apostou, mostrou empreendedorismo e, claro, exigiu que na frente do nome simpático viesse um Citycell

Refletindo um domínio da capital, os outros dois torneios realizados tiveram campeões de Dakha. Em 2003, o Muktijoddha SKC levantou a taça. No ano seguinte, o Brothers Union, que não deve ter problema de racha no elenco, foi o grande campeão. 

Atualmente, a temporada 2008/09 está em curso e o Abahani lidera com 15 pontos, um a mais do que o Sheikh Russell e três a frente do Mohammedan. Façam suas apostas. Quem será o campeão? 

Enquanto não descobrimos isso (e estaremos acompanhando, pode ter certeza), você pode conhecer mais sobre o futebol lá de Bangladesh visitando o site oficial da federação


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário