Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Um Cristiano Ronaldo menos letal na atual temporada

A cara de irritação que Cristiano Ronaldo repetia a cada gol do Barcelona na goleada de 4 a 0 no sábado, no Santiago Bernabéu, reflete um jogador que não apenas está insatisfeito com as atuações do time, mas provavelmente em como isso tem se refletido na sua própria produção individual.
Desde que foi contratado pelo Real Madrid antes do início da temporada 2009-10, o craque português nunca havia marcado tão poucos gols e balançado as redes em tão poucos jogos quanto na atual temporada.
O craque tem 13 gols em 16 jogos que fez nesta temporada (média de 0,81 por partida) pelo Real Madrid. Para qualquer atacante não seria um número ruim, mas no caso de Ronaldo é um dado bem inferior, por exemplo, aos 23 gols que marcou nas 16 primeiras partidas (média de 1,43) da temporada passada.
Maior artilheiro da história do Real Madrid com 326 gols, Ronaldo nunca viveu um período tão pouco produtivo e pouco decisivo quanto estes primeiros quatro meses da atual temporada. Seus 13 gols foram marcados em apenas seis partidas. Neste período, ele venceu apenas 10 jogos com o Real Madrid.
Artilheiro da Liga dos Campeões com cinco gols, Ronaldo ainda é a esperança de gols do time que enfrenta o Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira, na Ucrânia, pela Liga dos Campeões da Europa. Mas também é a face mais visível de um time em crise, que não joga bem desde a contratação do técnico Rafa Benitez e exibe decifiências táticas impensáveis para uma equipe do porte do Real Madrid e com jogadores do quilate de Gareth Bale, Benzema, James Rodríguez, Toni Kroos e Modric só do meio-campo para a frente.
Com o Real Madrid desequilibrado entre os setores e dando espaços generosos no meio-campo como o que pôde ser visto no clássico contra o Barcelona, o artilheiro português, hoje, com 30 anos, muito mais um jogador de área do que participativo em todos os setores do campo, vê o seu número de gols diminuir. Só nas últimas oito partidas, ele marcou apenas três gols (média de 0,37).
Até a atual temporada, o início menos produtivo do atacante foi em 2011-12, quando ele fez 14 gols nos 16 primeiros jogos do time e balançou a rede em apenas sete jogos. Naquele ano, porém, o Real venceu 12 jogos e Ronaldo terminaria a temporada com 60 gols e como campeão espanhol. O time então comandado por José Mourinho, que era criticado por algumas vezes, em partidas decisivas (principalmente contra o Barcelona), atuar de forma muito defensiva, acabaria sendo eliminado na semifinal da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique, nos pênaltis. 
Mas foi no período de Carlo Ancelotti que Ronaldo viveu a sua fase mais prolífica. Nas duas temporadas em que o treinador italiano comandou o Real Madrid, Ronaldo teve uma arrancada com uma média superior a um gol por jogo. Além dos números exibidos na temporada passada, no ano anterior, em que o Real conquistou a sonhada décima Liga dos Campeões, o artilheiro marcou 21 gols nas 16 primeiras partidas. Ele balançou a rede em 12 jogos e neste período o time venceu 12 partidas.
Não é à toa que Ronaldo e outros jogadores defenderam publicamente a permanência do técnico italiano. Ancelotti conseguiu acertar o time e fazê-lo ser equilibrado no meio-campo, principalmente porque tinha Di Maria e Xabi Alonso. Os dois saíram do clube após a conquista europeia enquanto o Real não encontrou substitutos que pudessem repetir o mesmo desempenho.
Agora também sem o técnico que lhe ajudou a ser uma máquina de gols ainda maior e conquistar títulos e duas Bolas de Ouro de melhor jogador do mundo, Ronaldo sofre junto com o time do Real Madrid. E a torcida, que já perdeu a paciência com Rafa Benitez e vaiou até o craque no clássico, também parece impaciente. Mas o presidente Florentino Perez garantiu na segunda-feira que o treinador espanhol está mantido. Se o time não reagir, porém, o prestígio de Benitez não vai durar muito tempo.
Números de Cristiano Ronaldo no início de temporada pelo Real Madrid:
Temporada 2015-16: 16 jogos - 13 gols - marcou em 06 partidas - 10 vitórias
Temporada 2014-15: 16 jogos - 23 gols - marcou em 14 partidas - 14 vitórias
Temporada 2013-14: 16 jogos - 21 gols - marcou em 12 partidas - 12 vitórias
Temporada 2012-13: 16 jogos - 18 gols - marcou em 12 partidas - 10 vitórias
Temporada 2011-12: 16 jogos - 14 gols - marcou em 07 partidas - 12 vitórias
Temporada 2010-11: 16 jogos - 15 gols - marcou em 09 partidas - 13 vitórias
Temporada 2009-10: 16 jogos - 15 gols - marcou em 10 partidas - 13 vitórias
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário