Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

China atropela o Butão pelas eliminatórias: 12 a 0

Xu Yang cobra o pênalti para marcar um dos seus quatro gols | Reprodução
A China nunca foi uma potência no futebol. Pior. Sempre foi mais um saco de pancadas do que propriamente uma seleção vencedora. Mas nesta quinta-feira seus bilhões de torcedores tiraram a barriga da miséria. A seleção chinesa atropelou, humilhou, passou por cima de Butão sem a menor piedade. Aplicou uma goleada de 12 a 0 em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
O destaque da goleada foi o atacante Xu Yang, do Shandong Luneng. Ele marcou nada menos do que quatro gols.
Apesar da derrota acachapante, o Butão vive o seu melhor momento na história do futebol. Tanto que deixou as últimas posições para ser a 180ª seleção no ranking da Fifa, quase 100 posições abaixo dos chineses. É a primeira vez que a seleção disputa a fase de grupos das eliminatórias asiáticas. Tudo bem que os resultados são pavorosos. Em seis jogos, foram seis derrotas e 45 gols sofridos (média de 7,5 gols por partida). Mas para os torcedores tudo é uma maravilhoso. Tanto que eles fizeram uma festa no jogo contra a China, em casa, quando a seleção perdeu de "apenas" 6 a 0.
Já a China não tem nada com isso. Com a vitória, ela chegou a dez pontos e está na terceira posição do grupo C, atrás de Qatar (15 pontos) e Hong Kong (13). Hong Kong se manteve na vice-liderança com a vitória desta quinta-feira sobre as Maldivas por 1 a 0. O gol foi marcado pelo brasileiro naturalizado Paulinho.
O dia também teve outras goleadas. Pelo grupo B, a Austrália derrotou o Quirguistão por 3 a 0. Já o Tadjiquistão atropelou Bangladesh por 5 a 0, com direito a quatro gols de Manuchehr Dzhalilov. A Jordânia lidera a chave com 13 pontos.
Outro que marcou quatro gols foi Ahmed Abu Nahyeh. Ele foi decisivo na goleada da Palestina sobre a Malásia por 6 a 0 pelo grupo A. Os palestinos estão em terceiro com nove pontos. Pelo mesmo grupo, os Emirados Árabes Unidos golearam o Timor Lestep or 8 a 0. Mas a liderança é da Arábia Saudita com 13 pontos.
Pelo grupo D, o Irã derrotou o Turcomenistão por 3 a 1. Os iranianos lideram a chave com 11 pontos. Na mesma chave, a Índia venceu Guam por 1 a 0. 
No grupo E, Japão e Afeganistão venceram seus jogos contra Singapura e Cambodja por 3 a 0. Os japoneses lideram o grupo com 13 pontos.
Já a Tailândia venceu o Taiwan por 4 a 2. A seleção está na frente no grupo F com 13 pontos. 
No grupo G, a Coreia do Sul goleou Mianmar por 4 a 0 e chegou aos 15 pontos. O Líbano venceu o Laos por 7 a 0.
Já o Iemên venceu as Filipinas por 1 a 0 pelo grupo H e marcou os seus primeiros três pontos nas eliminatórias. No mesmo grupo, o Uzbequistão derrotou a Coreia do Norte por 3 a 1, mas os norte-coreanos continuam liderando com 13 pontos.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário