Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Homossexuais querem assentos exclusivos na Euro-2012

Um grupo de homossexuais da Polônia quer que os organizadores da Eurocopa de 2012 disponibilizem nos estádios assentos exclusivos para gays e lésbicas durante a competição. O objetivo é evitar qualquer possibilidade de agressão aos homossexuais durante o torneio. A medida, porém, não é uma unanimidade entre os ativistas de direitos dos gays. Muitos acreditam que a separação pode gerar inclusive mais riscos de agressão nos estádios.
Segundo a agência de notícias AP, o Teczowa Trybna 2012 e o Rainbow Stand 2012, dois grupos que defendem os direitos dos gays, dizem temer a agressão de torcedores durante o torneio que será disputado na Polônia e na Ucrânia.
"Durante viagens para partidas de nossos amados clubes, infelizmente sofremos com essas coisas desagradáveis, com assédio e violência destes "fãs reais". Sonhamos em poder relaxar nos estádios, nas arquibancadas, e não podemos imaginar que isso seja possível durante a Euro-2012, que será no nosso país", diz um comunicado do grupo.
Na Polônia, algumas partidas de futebol são marcadas por violentos ataques e brigas envolvendo hooligans. A homofobia também é um problema sério no país em função do legado do comunismo, que tratava o homossexualismo como tabu, e os ensinamentos da Igreja Católica no país.
A cidade de Gdansk, que receberá jogos da Euro, já rejeitou a proposta argumentando que isso estigmatizaria os gays. Gregory Czarnecki, do grupo "Campanha contra a Homofobia", de Varsóvia, acredita que poucos gays e lésbicas optariam por sentar num desses assentos.

- Eu entendo a iniciativa, o que eles estão tentando fazer. Mas a mensagem pode vir a ser contraproducente na Polônia. Não acredito que muitas pessoas seriam corajosas o bastante não apenas para ir, como sentar nesta parte (do estádio).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário