Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil tenta quebrar tabu contra a França

Certos times mesmo sem ter a mesma tradição do Brasil, sempre conseguem complicar os jogos contra a seleção brasileira. Um deles é a França, que o time de Mano Menezes enfrenta  nesta quarta-feira no Stade de France, em Paris.
Os franceses são um dos poucos que podem se vangloriar de terem derrotado a seleção em três Copas do Mundo. Em 1986, a equipe de Platini empatou com o time de Zico e cia, mas eliminou o Brasil nos pênaltis. Em 1998, a maior derrota da seleção brasileira: 3 a 0 na decisão da Copa do Mundo no mesmo Stade de France em que o Brasil joga hoje.
Naquele jogo, Zinedine Zidane deu show e fez dois gols. Ele também acabou com a seleção em 2006, quando as duas equipes se encontraram nas quartas de final da Copa do Mundo. Para completar, Thierry Henry fez o gol da vitória que tirou o Brasil da Copa da Alemanha.
Exatamente porque gosta de endurecer o jogo contra a seleção, os franceses ostentam uma pequena invencibilidade diante do rival. Já são 19 anos e cinco jogos sem perder para o Brasil. A última vitória da seleção foi em um amistoso em agosto de 1992: 2 a 0 no Parc des Princes, em Paris.
Então dirigido por Carlos Alberto Parreira, aquele time que jogou tinha boa parte da equipe que viria a ser tetracampeã dois anos depois nos Estados Unidos. Fizeram parte da campanha do tetra Taffarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Branco, Mauro Silva, Zinho, Raí, Romário e Bebeto. Ficaram pelo caminho Ricardo Gomes, Valdo, Luís Henrique, Júnior e Careca.
Os gols da vitória sobre a França dirigida pelo hoje presidente da Uefa Michel Platini e que tinha em campo o zagueiro Blanc, hoje técnico dos Bleus, foram de Luiz Henrique e Raí.
Nos confrontos diretos, Brasil e França jogaram 13 partidas na história com cinco vitórias da seleção, quatro derrotas e quatro empates.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário