Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2009

Balanço das eliminatórias

Terminada mais uma rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, é hora de fazer um balanço para vermos quem está mais perto da Copa ou quem vai ver o mundial da África do Sul pela televisão. Enquanto o time dirigido por Joel Santana assiste a tudo de camarote, vamos ver então como está a situação das Eliminatórias pelo mundo.
Europa

Na mais disputada de todas as Eliminatórias, 53 seleções estão disputando as 13 vagas para o Mundial do ano que vem. As equipes estão divididas em nove grupos, sendo oito de seis seleções e um de cinco. O campeão de cada grupo vai para o mundial. Os oito melhores segundos colocados, disputam um playoff em novembro para definir as últimas quatro vagas. Por conta disso, muita gente boa pode ficar de fora. 

No grupo 1, por exemplo, dada a competitividade, a Copa do Mundo pode ficar sem o maior jogador do mundo apontado pela Fifa, o português Cristiano Ronaldo, ou um dos maiores atacantes da atualidade, o sueco Ibrahimovic. Neste fim de semana, as duas equipes se enfrentaram e não saíram do 0 a 0. Melhor para a Dinamarca, que bateu Malta por 3 a 0, e a Hungria (sim, ela mesma), que derrotou a Albânia por 1 a 0 e dividem a primeira colocação com 10 pontos, com vantagem para os dinamarqueses. Portugal, Suécia e Albânia têm 6 e Malta apenas um ponto. 

No grupo 2, só tem baba. Sorte da Grécia, que empatou com Israel por 1 a 1 e lidera a chave com 10 pontos, mesmo número que a Suíça, que bateu a Moldávia por 2 a 0. Israel (9), Letônia (7), Luxemburgo (4) e Moldávia (1), vêm em seguida. 

No grupo 3, a República Tcheca é quem vem encontrando dificuldades. Melhor para aIrlanda do Norte, que derrotou a Polônia por 3 a 2 no sábado e lidera a chave com 10 pontos. Eslováquia, que empatou com os tchecos por 0 a 0, vem em segundo com nove. República Tcheca (8), Eslovênia (8) e Polônia (7) vêm em seguida. Com nenhum ponto, San Marino vai continuar sendo saco de pancadas. 

No grupo 4, a Alemanha, que sapecou 4 a 0 em Liechtenstein, vai navegando tranquilamente para a Copa. Lidera a chave com 13 pontos, quatro a mais do que a Rússia, que venceu o Azerbaijão por 2 a 0. Finlândia (7) e País de Gales (6) ainda sonham com a segunda vaga. Azerbaijão (1) e Liechtenstein (1) seguem ganhando experiência. 

Melhor seleção das Eliminatórias europeias, a Espanha, que bateu a Turquia por 1 a 0 no Santiago Bernabéu neste fim de semana, está invicta com cinco vitórias em cinco jogos. São 15 pontos que a deixam folgada na liderança do grupo 5. A segunda vaga está sendo disputada pela Bósnia (9 pontos), Turquia (8) e Bélgica (6). Os belgas, aliás, perderam para os bósnios por 4 a 2. Estônia (2 pontos) e Armênia (1) sabem que é hora de pensar em 2014. 

Não houve jogos do grupo 6 neste fim de semana. A situação da chave é a seguinte: Inglaterra, 12 pontos, lidera com certa folga. Em seguida vêm Croácia e Ucrânia com sete. As seleções disputam a segunda vaga. Bielorússia (3), Cazaquistão (3) e Andorra (0) serão bons sparrings das principais seleções nas fases pré-Copa. 

No grupo 7, a França ainda vai ter que correr muito para se classificar para o mundial. Após a vitória sobre a Lituânia no fim de semana, os franceses somam sete pontos, dois a menos do que os lituanos. A chave é liderada pela Sérvia, que derrotou a Romênia por 3 a 2 e tem 12 pontos. Áustria e Romênia têm quatro pontos enquanto as Ilhas Faroe soma apenas um. 

Chegamos ao grupo 8, onde a campeã Itália não deve decepcionar os tiffosi e provavelmente estará na África do Sul para defender o seu título. Após a vitória por 2 a 0 para Montenegro, a Azzurra chegou a 13 pontos na liderança da chave. Com 11 pontos, a Irlanda tem tudo para ir para a repescagem. Bulgária e Chipre somam apenas quatro pontos enquanto Montenegro e Geórgia tem apenas dois. 

Por fim, o grupo 9, onde a Holanda (a nossa Holanda, quer dizer, a minha Holanda), também está com um pé na Copa. Lidera a chave com 12 pontos, oito, eu disse oito, a frente da Islândia, a segunda colocada. A Escócia, que perdeu para a seleção laranja por 3 a 0 também tem quatro pontos. Macedônia, com três, e Noruega, com dois, só vão a Copa por milagre.
África:
Na África, as Eliminatórias chegaram na sua terceira e decisiva fase quando 20 times disputam as cinco vagas do continente para o mundial. Eles estão divididos em cinco grupos de quatro e apenas o campeão de cada grupo vai para a Copa. Gabão, Togo, Tunísia, Gana, Costa do Marfim e Burkina Faso iniciaram a terceira fases com o pé direito, vencendo os seus jogos.
No Grupo A, Gabão e Togo venceram seus jogos contra Marrocos (2 a 1) e Camarões (1 a 0) e dividem a primeira posição com três pontos. No B, a Tunísia lidera com três pontos após a vitória sobre o Quênia por 2 a 1. Moçambique e Nigéria empataram por 0 a 0 e têm um ponto, cada. No C, Egito e Zâmbia (1 a 1) e Ruanda e Argélia (0 a 0) têm um ponto. No D, Gana bateu o Benin por 1 a 0 e lidera a chave com três pontos. Sudão e Mali, que empataram por 1 a 1, vem em seguida.
Por fim, no E, a Costa do Marfim conseguiu o resultado mais expressivo deste início de fase ao golear o Malawi por 5 a 0. A nota triste foi o tumulto no estádio que resultou em 19 mortosBurkina Faso bateu Guiné por 4 a 2 e também soma três pontos.
Ásia:
Na Ásia, a competição também está na sua reta final. As dez seleções que restam disputam aquatro vagas do continente para o mundial. Elas são destinadas aos campeões e vice de cada chave. O melhor terceiro colocado ainda disputará uma repescagem com a Nova Zelândia, a campeã da Oceania.
Bom, já descrevemos aqui embaixo que a Austrália pode ser a primeira a faturar uma vaga na Copa no campo. E que o Japão está bem perto no grupo A. Já o Grupo B está bem mais embolado. A líder da chave com 10 pontos, vejam só, é a Coreia do Norte, seleção que, para os que não lembram, já disputou uma Copa do Mundo. Foi em 1966. E a equipe não fez feio. Chegou às quartas-de-final, quando foi eliminada por Portugal de Eusebio. Neste fim de semana, o time da terra do esquisitíssimo Kim Yong-Il bateu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0.
A segunda posição é ocupada pela Coreia do Sul, que soma oito pontos e folgou neste fim de semana. Logo atrás vêm Arábia Saudita, que bateu o Irã por 2 a 1 e soma sete pontos, Irã, com seis, e os Emirados Árabes Unidos com apenas um ponto. Ainda faltam três rodadas para o término das Eliminatórias asiáticas.
América do Norte e Caribe:
Na América do Norte, as Eliminatórias encontram-se na última fase, o hexagonal final, onde três seleções se classificarão de forma direta para o mundial e a quarta colocada disputará com o quinto colocado das Eliminatórias sul-americanas para decidir quem vai para a África do Sul.
Neste fim de semana, foram disputados três jogos. O México derrotou a Costa Rica por 2 a 0. Trinidad e Tobago empatou com Honduras por 1 a 1 e El Salvador e Estados Unidos também empataram, mas por 2 a 2. Após duas rodadas, os Estados Unidos têm quatro pontos, México e Costa Rica, três, El Salvador e Trinidad e Tobago, dois, e Honduras apenas um ponto.
América do Sul:
Deixei por último as eliminatórias sul-americanas porque como brasileiro fiquei envergonhado com o papelão deste domingo no empate (que já foi muito) com o Equador por 1 a 1 em Quito. Era para ter sido uma goleada equatoriana, mas não dizem que Deus é brasileiro? Pois é.
A situação na América do Sul, onde quatro se classificam para o mundial e o quinto colocado disputa a repescagem com o quarto colocado da América do Norte é a seguinte. O Paraguai, que foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, lidera com 23 pontos. Argentina, que goleou a Venezuela por 4 a 0, e Chile, que bateu o Peru por 3 a 1, vêm em seguida com 19. O Brasil é o quarto com 18, dois pontos a frente do Uruguai. Colômbia (14), Equador (13), Venezuela (10), Bolívia (9) e Peru (7) completam a classificação.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário