Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2009

Uma tragédia para o futebol italiano

Atual campeão do mundo de seleções, o futebol italiano se despediu de forma amarga da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada: sem um único representante entre os oito melhores do continente. Isso não acontecia desde a edição de 2001-02, conquistada pelo Real Madrid numa final contra o Bayer Leverkusen.
Desde então, o futebol italiano tinha sempre pelo menos um representante na quartas-de-final da Liga. Em três oportunidades, foram três os representantes. Na temporada 2002-03, Inter, Milan, que foi o campeão, e Juventus, a vice, estavam presentes, o que também aconteceu nas edições de 2004-05 e 2005-06.
A Itália teve ainda dois representantes nas quartas-de-final na edição de 2006-07 (Milan e Roma) e um representante na temporada 2003-04 (Milan) e no ano passado (Roma).
Dos três clubes italianos que ainda restavam na competição, certamente a pior das derrotas foi a da Roma. Como a final da Champions deste ano será no estádio Olímpico, a equipe da capital italiana certamente queria conquistar o título em casa. Contudo teve que adiar o sonho, eliminada pelo Arsenal nos pênaltis, e exatamente no Olímpico.
Ao mesmo tempo, os resultados desta quarta só confirmaram a força e o predomínio do futebol inglês nesta década. Pelo segundo ano consecutivo a Inglaterra coloca seus quatro representantes entre os oito melhores do Velho Continente. Liverpool e Chelsea já haviam se classificado na terça-feira. Nesta quarta foi a vez de Manchester United e Arsenal.
Os quatro clubes também estiveram presentes na quartas-de-final do ano passado e dois deles (Manchester United e Chelsea) fizeram a decisão. Aliás, tendo 50% dos clubes ainda vivos na competição, são grandes as chances de o futebol inglês ter pelo quinto ano consecutivo pelo menos um time na grande decisão.
Além da final do ano passado, o Liverpool foi campeão em 2005 e vice em 2007 e o Arsenal foi vice-campeão em 2006, quando perdeu para o Barcelona.
Se continuar assim, a Inglaterra em breve vai superar espanhóis e italianos como os maiores vencedores da Liga dos Campeões. Atualmente, os três países dividem a primeira colocação do ranking com 11 conquistas cada um.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário