Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2009

Um clássico para parar a Europa

Você leitor de Planeta que Rola já tem programa para sábado de manhã. Sim, os dias têm sido de calor infernal, mas pode cancelar aquela praia. Sim, é sábado, mas é preciso colocar o despertador para tocar às 9h30m. Isso porque a 29ª rodada do Campeonato Inglês reserva o clássico mais esperado desta reta final de temporada. Manchester United e Liverpool duelam em Old Trafford no jogo que pode ser o divisor de águas da Premier League e até da história do Campeonato Inglês.
Você está sendo muito dramático, diriam uns. Muito apelativo, criticariam outros. Pois bem, vamos aos números para comprovar o que estou dizendo.
Líder da Premier League com 65 pontos, o Manchester United mantém sete de vantagem para o Chelsea (que recebe neste fim de semana o Manchester City em Stamford Bridge) e o Liverpool, cada um com 58 pontos. Uma vitória sobre os Reds faria os Red Devils abrirem 10 pontos de vantagem faltando nove rodadas para o fim da competição. Por mais que o Chelsea vença, a distância poderia se manter em dez pontos porque o time de Sir Alex Ferguson tem um jogo a menos. Ainda enfrentará o Portsmouth no dia 22 de abril em Old Trafford.
Ou seja, com uma vitória amanhã o Manchester coloca uma mão e quatro dedos da outra na taça deste ano. E aí que vem a história que eu disse no começo do divisor de águas. A conquista que passaria a ser iminente - vamos combinar que só uma tragédia impediria isso, o que é pouco provável acontecer no extremamente regular time dos Red Devils - seria a 18ª do Manchester, que pela primeira vez se igualaria ao Liverpool como o maior vencedor da história do Campeonato Inglês.
Um eventual título também representaria o terceiro tricampeonato da história do clube, um feito inédito no país e que evidencia o domínio dos Red Devils principalmente desde o início específico da Premier League em 1993. Este seria o segundo tri do Manchester nesta fase do campeonato (já conquistara os torneios de 1994-95, 95-96 e 96-97). O primeiro fora em 1906-07, 07-08 e 08-09. Das 16 edições da Premier League, o Manchester conquistou 10. Pode chegar a 11 em 17.
Esse é um domínio que não é comum na história do futebol inglês, que já teve 25 campeões diferentes em 110 edições disputadas desde 1888 (não errei na matemática, o campeonato parou durante as duas guerras mundiais). Além do Manchester, apenas três times conquistaram um tricampeonato: Huddersfield Town (1923-24, 24-25 e 25-26), Arsenal (1932-33, 33-34 e 34-35) e Liverpool (1981-82, 82-83 e 83-84).
E não é só isso. Este título que ficaria extremamente próximo com uma vitória no sábado seria o terceiro dos cinco possíveis que o Manchester United pretende conquistar nesta temporada. Faltaria apenas lutar pela Copa da Inglaterra e pelo maior de todos os desafios, a Liga dos Campeões da Europa. São, portanto, muitas marcas em jogo no sábado.
Claro que uma vitória do Liverpool, que não quer nem saber de ter companhia na liderança caseira e nem de uma aproximação em número de títulos da Champions League (Os Reds têm cinco enquanto os Red Devils lutam pelo quarto), não afastaria por completo as chances do Manchester United. Mas a diferença poderia cair para quatro pontos (podendo voltar a sete). Só que uma vitória dos Reds daria um ânimo, um gás para o time e a competição na reta final. E nunca se sabe o que uma derrota num clássico pode causar. Taí mais um motivo para ver o jogo. O Liverpool provavelmente estará com a faca nos dentes buscando uma vitória que o ajude a tentar sair da fila que já dura 19 anos. O último título inglês da equipe da terra dos Beatles foi na temporada 1989-90.
Difícil é acreditar na derrota de um time que já bateu o recorde de partidas sem levar um gol, está há 16 jogos invicto  na temporada (a última derrota foi em janeiro para o Derby County pela Copa da Inglaterra ), há 16 jogos invicto na Premier League (a última derrota foi para o Arsenal em novembro do ano passado), está invicto na Liga dos Campeões, tem o melhor jogador do mundo apontado pela Fifa (Cristiano Ronaldo), a melhor defesa do mundo e ainda leva a vantagem no confronto direto com o rival com 58 vitórias contra 50 derrotas e 43 empates.
Mas dentro de campo tudo pode acontecer. No primeiro turno, por exemplo, foi Liverpool 2 a 1. É por essas e outras que este clássico é final de campeonato. Então, consegui convencê-lo a largar a praia e o sono?
Jogos deste fim de semana:



Sábado: 

Manchester United x Liverpool 
Arsenal x Blackburn 
Bolton x Fulham 
Everton x Stoke City 
Hull City x Newcastle 
Middlesbrough x Portsmouth 
Sunderland x Wigan 

Domingo: 

Chelsea x Manchester City 
Aston Villa x Tottenham 

Segunda: 

West Ham x West Bromwich
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário