Pesquisar este blog

domingo, 1 de março de 2009

Manchester United conquista a Copa da Liga Inglesa

Manchester United manteve vivo o sonho de conquistar todos os torneios possíveis em uma única temporada. Campeão do mundo em dezembro, a equipe dirigida por Sir Alex Ferguson derrotou o Tottenham neste domingo, em Wembley, e faturou o título da Copa da Liga Inglesa. A vitória por 4 a 1, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, levou o time ao segundo dos cinco títulos que pode conquistar nesta temporada.
Para atingir seu objetivo, o Manchester United ainda precisa levar a Copa da Inglaterra, torneio em que está nas quartas-de-final e enfrentará o Fulham no próximo domingo, o Campeonato Inglês, que lidera com sete pontos de vantagem e um jogo a menos em relação a Liverpool e Chelsea, e a Liga dos Campeões da Europa, disputa em que está nas oitavas-de-final e decidirá uma vaga nas quartas contra a Inter de Milão no dia 11 de março, em Old Trafford. Do jeito que o time anda regular e sem cometer erros, não me surpreenderia se a equipe conseguisse este objetivo histórico.
Esta foi a terceira conquista do Manchester United da Copa da Liga Inglesa, também campeão em 1992 e 2006. O maior vencedor do torneio é o Liverpool (claro), que tem sete conquistas. O Tottenham sonhava com o quinto título, que o igualaria ao Aston Villa na vice-liderança das conquistas.
Foi a segunda vez que a Copa da Liga Inglesa foi decidida nos pênaltis. Na primeira, em 2001, o Liverpool levou a melhor sobre o Birmingham ao vencer por 5 a 4 após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Pela segunda vez na temporada, os Red Devils conquistaram um troféu nos pênaltis. Na Supercopa da Inglaterra, a vítima dos Red Devils foi o Portsmouth, que perdeu por 3 a 1 após empate em 0 a 0 no tempo normal.
A partida não foi de grande qualidade técnica. Embora estivesse com um time misto e Cristiano Ronaldo pouco inspirado, o Manchester United foi melhor em alguns momentos da partida e teve boas chances de marcar com o próprio Ronaldo e o zagueiro Rio Ferdinand.
Quando se impôs um pouco mais no jogo, o Tottenham também teve boas oportunidades. A melhor delas, já no segundo tempo, quando Lennon recebeu livre de frente para o gol, mas não chutou bem, facilitando o trabalho da defesa dos Red Devils.
Mas a melhor chance aconteceu aos 48 do segundo tempo, quando Cristiano Ronaldo quase decidiu o jogo, mas a bola acertou a trave do batido goleiro Gomes.
O jogo prosseguiu sem muita inspiração na prorrogação. O Manchester até tentou tomar a iniciativa para abrir o placar, enquanto o Tottenham parecia satisfeito em levar a partida para os pênaltis, provavelmente apostando na ausência de Van der Sar, um exímio pegador de pênaltis, e na presença do brasileiro Gomes no seu gol. O cansaço das duas equipes também pesou no desempenho durante o tempo extra. 
Nos pênaltis, porém, o Manchester United foi mais competente e converteu todas as suas cobranças com Giggs, Tevez, Cristiano Ronaldo e o brasileiro Anderson, que fez o gol do título. Pelo lado do Tottenham, o chute de O'Hara parou nas mãos do goleiro Forster e o de Bentley foi para fora. Apenas Corluka fez a sua cobrança. No final, festa em Manchester. Vai ser duro segurar esse time até o fim da temporada.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário