Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Futebol espanhol tem pela primeira vez rodada no fim do ano

Na Inglaterra, jogar no fim de ano e no primeiro dia do ano novo é uma tradição de décadas. Mas para o futebol espanhol entrar em campo na antevéspera do ano novo significa romper uma tradição que só foi possível após um acordo entre a liga e o sindicato dos jogadores de futebol. Neste ano e “de maneira excepcional”, como faz questão de ressaltar o sindicato, Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid entrarão em campo pela primeira vez tão perto do fim do ano para disputarem a 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Serão nove jogos nesta quarta-feira e um na quinta, véspera do réveillon.
A proposta de disputar uma rodada no fim do ano enquanto outras ligas como Alemanha, França, Itália e Holanda entram em recesso só foi aceita depois que a federação argumentou a necessidade de a seleção espanhola se preparar melhor para a disputa da Eurocopa do ano que vem. Com a mudança no calendário, a liga poderá ser concluída no dia 15 de maio. Pouco menos de um mês depois, no dia 10, começa a competição na França. No dia 13, a seleção espanhola faz a sua primeira partida no torneio contra a República Tcheca, em Toulouse.
Como a final da Liga dos Campeões da Europa está programada para o dia 18 de maio, em Milão, e a decisão da Copa do Rei foi transferida para o dia 21 de maio, o futebol espanhol só terá atletas jogando depois do dia 15 nos times que estiverem envolvidos nestas competições.
O acordo surgiu após uma longa negociação entre a federação, a liga e a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE, na sigla em espanhol). Embora seja um desejo histórico da Liga disputar uma rodada no fim de ano, como forma de aumentar a sua concorrência e a disputa pela atenção com a Premier League inglesa, o sindicato ressaltou que a medida foi “extraordinária e excepcional” e como forma de buscar “o benefício de todo o futebol espanhol”, dando mais tempo de “descanso e preparação da seleção espanhola para a Eurocopa”.
“A oferta da AFE para jogar nas festas de fim de ano propiciam uma otimização do calendário, permitindo acabar a primeira divisão uma semana antes e, dessa forma, ajudar Vicente del Bosque (técnico da seleção) a preparar melhor a seleção espanhola para a Euro”, informou, em nota, o Conselho Superior de Esportes (CSD, na sigla em espanhol) da Espanha, agradecendo ao sindicato pelo acordo.
REAL E BARÇA EM CAMPO
Tanto o técnico do Real Madrid, Rafae Benitez, quanto o do Barcelona, Luis Enrique, não fizeram críticas a mudança no calendário em suas entrevistas coletivas nesta terça-feira. Pelo acordo com o sindicato, os clubes não puderam fazer treinamentos do fim da rodada passada, no dia 20 de dezembro, até às 18h do dia 26, sábado passada como forma de respeitar “o descanso dos jogadores”.
Benitez disse que passou o Natal com a família e que ao jogar no dia 30 “mudam os prazos”. Na corda bamba pelo mau momento do Real Madrid, o treinador espanhol reclamou de se alvo de especulações por parte da imprensa. Ele disse que passou o Natal apenas pensando em formas de vencer a Real Sociedad, no Santiago Bernabéu.
- A relação com o elenco é infinitamente melhor do que o que se lê na imprensa. O clube fez coisas muito bem e outras coisas não muito bem. Cada um sabe o que está fazendo. O meu (objetivo) é ganhar para poder disfrutar com a torcida. Sabemos que o resultado importa para todo o madridismo - disse Benitez, afirmando ainda que “há uma campanha contra Florentino (Perez, presidente do clube) e o Real Madrid” na imprensa.
- Está claro que há uma campanha contra Florentino e contra o Real Madrid. Tudo o que pode ser criticável, se critica, se manobra, se inventa ou se manipula. Qualquer um que tenha experiência sabe disso.
No lado catalão, a partida contra o Bétis, no Camp Nou, é vista como muito importante. O Barcelona divide a liderança com o Real Madrid com 35 pontos, mas tem um jogo a menos, pois estava disputando o Mundial de Clubes quando a última rodada foi disputada. O time de Simeone visitará o Rayo Vallecano.
- Teremos a chance de nos afastar dos nossos adversários. Será o primeiro jogo depois do recesso de Natal. Uma partida atraente - disse Luis Enrique, cujo time vem de dois empates seguidos na Liga contra Deportivo e Valencia.
- Nas duas últimas partidas que jogamos, no Mundial de Clubes, ganhamos de forma brilhante. Não creio que terá alguma influência direta no que acontecerá amanhã (nesta quarta-feira), da mesma forma que tão pouco acredito que influenciam os empates contra Valencia e Deportivo.
Além dos três jogos envolvendo as principais equipes da tabela, também serão disputadas as seguintes partidas: Levante x Málaga, Sevilla x EspanyolEibar x SportingGijon, Celta x Athletic BilbaoGetafe x Deportivo e Las Palmas x Granada. Na quinta-feira, jogam Villarreal x Valencia
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário