Pesquisar este blog

domingo, 20 de dezembro de 2015

Bayern confirma saída de Guardiola e contratação de Ancelotti

A história da relação entre Pep Guardiola e o Bayern de Munique já tem uma data para ter um ponto final. Depois de muitos rumores durante a semana, o clube alemão confirmou que o treinador catalão deixará o comando da equipe ao fim da temporada 2015-16.
A notícia foi dada pelo Bayern em seu site oficial. Guardiola, de 44 anos, será substituído pelo italiano Carlo Ancelotti, de 56. O contrato do novo treinador será de três anos, até junho de 2019.
O diretor do Bayern, o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge, agradeceu o trabalho do treinador catalão, que chegou ao clube em 2013 e já conquistou cinco títulos. Mas ainda lhe falta a Liga dos Campeões, o que pode acontecer ainda nesta temporada. O Bayern está nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, quando enfrentará a Juventus, da Itália.
- Nós estamos agradecidos por tudo o que Pep Guardiola deu ao clube desde 2013. Acredito que Pep e o time vão trabalhar ainda mais intensamente para atingir o nosso grande objetivo, especialmente agora que foi confirmado que Pep vai deixar o Bayern - afirmou Rummenigge.
O diretor deu as boas-vindas a Ancelotti, técnico que teve muito sucesso no recente trabalho com o Real Madrid, onde conquistou a Liga dos Campeões da Europa de 2014. 
- Carlo Ancelotti teve sucesso em todos os lugares como treinador. Ele venceu a Liga dos Campeões três vezes (duas com o Milan e uma com o Real). Carlo é calmo, um especialista que sabe lidar com estrelas e tem um multifacetado estilo de jogo. Procurávamos por isso, e encontramos. Estamos ansiosos para trabalhar com ele. 
Guardiola ainda não se manifestou sobre a sua saída do Bayern, mas o técnico já dava sinais que desejava mudar de ares nos últimos meses, a partir do momento em que ele não negociava um novo contrato para renovar com o Bayern. O técnico fez um movimento semelhante no Barcelona, clube que treinou por quatro anos até decidir mudar para o futebol alemão, onde desejava trabalhar no Bayern.
Muitos acreditam que o próximo passo de Guardiola será trabalhar no futebol inglês, outro desejo do técnico. O Chelsea acaba de contratar Guus Hiddink, mas o holandês será um técnico interino no clube de Londres. Manchester City e Manchester United também sonham com Guardiola. O City é treinado pelo chileno Manuel Pellegrini desde 2013. Já o United vive uma fase ruim com o holandês Louis Van Gaal, que já vem tendo o trabalho contestado.
Enquanto Guardiola não anuncia o futuro, Ancelotti agradece a chance de voltar a dirigir um grande clube. Ele não comandava uma equipe desde que foi demitido do Real Madrid em maio.
- Me sinto honrado por treinar o grande clube do Bayern a partir da próxima temporada - afirmou. - Quando eu soube do interesse do clube, não quis considerar outra oferta - completou.
Guardiola chegou ao Bayern em 2013 após quatro temporadas de muito sucesso em que impôs um estilo de jogo que ficou conhecido no mundo inteiro e conquistou 14 títulos em 17 possíveis.
No Bayern, ele adaptou o jogo de posse de bola com o estilo mais vertical dos alemães. Não repetiu este desempenho avassalador de conquistas, mas ainda assim conquistou dois títulos alemães, uma Copa da Alemanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.
Ainda lhe falta a Liga dos Campeões. Nas últimas duas temporadas, o time foi eliminado na semifinal por Barcelona e Real Madrid. 
Guardiola ainda pode se despedir com três títulos. O time é líder na Alemanha, segue vivo na Copa da Alemanha e está nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Seria para ele um desfecho semelhante ao de Jupp Heinckes. Há três anos, o catalão foi anunciado como novo técnico do Bayern justamente meses antes de o treinador alemão conduzir os bávaros à tríplice coroa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário