Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Quem será o terceiro finalista da Bola de Ouro?

Salvo uma surpresa enorme, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo estarão entre os finalistas da Bola de Ouro que a Fifa e a revista "France Football" vão anunciar no dia 30 de novembro. A dúvida que fica é: depois da divulgação da lista dos 23 candidatos nesta terça-feira quem será o desafiante dos dois craques que vêm dominando todos os prêmios do futebol mundial?
Nos últimos anos, o goleiro Manuel Neuer, o meia-atacante Ribèry e os meias Iniesta e Xavi foram os desafiantes que ficaram com o terceiro lugar do prêmio. Neste ano, Neuer e Iniesta foram incluídos na lista dos 23, mas outros jogadores despontam como favoritos a figurarem entre os finalistas. Planeta que Rola aposta em cinco deles.
1) Neymar
Artilheiro da última Liga dos Campeões ao lado de Messi e Ronaldo com 10 gols, o brasileiro tem muita chance de aparecer pela primeira vez entre os três finalistas depois de quatro anos seguidos figurando entre os 23 melhores (sua melhor colocação foi um quinto lugar em 2013). Neymar foi um jogador importante na campanha do título europeu do Barcelona. Ele fez sete gols nos cinco jogos disputados entre as quartas de final e a final contra a Juventus. Coube a ele marcar o último gol da vitória por 3 a 1 sobre a equipe italiana no estádio Olímpico de Berlim. Na atual temporada, Neymar também mais uma vez se destacado e já marcou oito gols em nove partidas. Ele é o artilheiro do Campeonato Espanhol com oito gols.
2) Luís Suárez
Um dos desafiantes do brasileiro é o seu companheiro de ataque. O uruguaio Luís Suárez chegou ao Barcelona no ano passado e rapidamente se encaixou no time, formando um ataque avassalador com Neymar e Messi. No Barcelona, o jogador tem se destacado mais como garçom do que como o artilheiro que se consagrou no Liverpool e no Ajax. Mas exibe números muito bons (25 gols em 43 jogos na temporada passada, sete gols em 12 jogos da atual temporada) e também foi fundamental para a conquista do título europeu. Foi de Suárez o segundo gol do Barcelona na final contra a Juventus.
3) Thomas Müller
Talvez seja o grande jogador alemão da atualidade. O meia-atacante de 26 anos vive excelente fase no Bayern de Munique. Fez sete gols em 10 jogos na última Liga dos Campeões, mas não conseguiu ajudar o time bávaro a superar o Barcelona na semifinal. Na atual temporada, está mostrando um faro de artilheiro ainda maior. Já marcou 11 gols em 13 jogos. No Campeonato Alemão tem nove gols em nove partidas do ainda invicto e 100% Bayern. Müller tem 10 gols em Copas do Mundo e como ainda é jovem tem tudo para superar o recorde do seu ex-companheiro de seleção, Miroslav Klose, que no Brasil se tornou o maior artilheiro das Copas ao marcar o seu 16º gol.
4) Robert Lewandowski
O polonês sempre foi um artilheiro, mas na atual temporada ele se transformou numa máquina de fazer gols. A ponto de ter uma média de gols superior até do que a de Ronaldo e Messi. Lewandowski tem 16 gols em 13 jogos na temporada (média de 1,23), contra os 11 gols em 10 jogos do português (média de 1,10) e os seis gols em nove jogos do argentino (média de 0,66). Os números são superiores aos da temporada passada, quando o centroavante fez 25 gols em 49 partidas, mas foi importante do campeonato alemão, o primeiro dele com a camisa do Bayern de Munique.
5) Arjen Robben
O atacante holandês talvez tenha sido um dos injustiçados na edição passada do prêmio, quando não ficou entre os finalistas da Bola de Ouro, apesar da excelente Copa do Mundo que fez. Robben acabou ficando em quarto lugar. Seu primeiro semestre foi excelente. Marcou muitos gols e foi um dos destaques do Bayern (terminou a temporada com 19 gols em 30 jogos). Seguramente era um dos melhores atacantes do mundo. Mas uma lesão em abril o deixou de fora dos momentos finais da temporada, o que foi decisivo para a derrota do Bayern para o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões. Na atual temporada, Robben continua sofrendo com lesões. Ele fez apenas cinco jogos. Essa sequência de problemas físicos podem ter diminuído as chances do holandês de estar entre os finalistas.
Veja os outros indicados:
Alexis Sánchez (Chile/Arsenal)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Arturo Vidal (Chile/Juventus e Bayern de Munique)
Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
Ivan Rakitic (Croácia/Barcelona)
James Rodriguez (Colômbia/Real Madrid)
Javier Mascherano (Argentina/Barcelona)
Karim Benzema (França/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Bélgica/Wolfsburg e Manchester City)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique)
Paul Pogba (França/Juventus)
Sergio Agüero (Argentina/Manchester City)
Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia/PSG)

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário