Pesquisar este blog

sábado, 3 de outubro de 2015

A dura vida do Barcelona sem Messi

Todos sabiam que não seria fácil a vida do Barcelona sem Lionel Messi. Depois de sofrer para vencer em casa o Bayer Leverkusen por 2 a 1, de virada, na terça-feira, pela Liga dos Campeões, o time catalão voltou a campo neste sábado para enfrentar o sempre complicado Sevilla no estádio Ramón Sanchez Pizjuán e saiu de lá derrotado. No dia em que chegou ao centésimo jogo com a camisa do Barça, Neymar marcou um gol de pênalti, mas o Sevilla levou a melhor ao vencer por 2 a 1.
Com o resultado, o Barcelona se manteve na terceira posição da Liga espanhola com 15 pontos. Mas ainda pode perder posições na rodada e ver o atual líder, o surpreendente Villarreal, abrir quatro pontos de vantagem. Para isso, basta a equipe vencer o Levante, neste domingo, fora de casa.
- Fizemos uma partida em que tivemos muitas chances de marcar, mas incrivelmente só fizemos um gol - disse o técnico Luis Enrique, afirmando ainda que o Sevilla foi superior por 15 minutos, quando conseguiu fazer os seus gols com Krohn-Dehli e Iborra.
- Ali o Sevilla foi superior. Tentamos de todas as maneiras, mas não foi possível. Ninguém no Barcelona gosta de perder.
NÚMEROS INFERIORES SEM MESSI
Esta foi a terceira derrota do Barcelona em 12 jogos temporada. O time já perdeu a metade das partidas que perdeu em toda a temporada passada, quando foi campeão europeu, espanhol e da Copa do Rei. Na temporada passada, o Barcelona fez 60 partidas com seis derrotas, quatro empates e 50 vitórias. 
Perder, aliás, é algo muito raro na história recente do clube. Na era Guardiola, entre 2008 e 2012, o máximo de derrotas que o time sofreu foram cinco na temporada 2010-11. Um ano que ainda sim o time foi campeão europeu.


Nas temporadas 2012-13 e 2013-14, a equipe sofreu oito derrotas. Curiosamente, este periodo coincide com o ano de 2013, quando Messi sofreu uma série de lesões e o Barcelona foi eliminado da Liga dos Campeões após um 7 a 0 no placar agregado sofrido para o Bayern de Munique.
Twitter "Mister Chip", especializado em estatísticas do futebol, fez um levantamento interessante que mostra o tamanho da Messidependência. Com Messi em campo, o time catalão vence 72,65% dos seus jogos, empata 17,65% e perde outros 9,71%. Sem o camisa 10, o número de vitórias não diminui muito (70.73%), mas o de derrotas dobra (19,51%). Isso porque o time empata menos (9,76% dos jogos).
A conta do "Mister Chip" inclui apenas os jogos a partir da temporada 2008-09, quando Messi passou a ser o protagonista do time após as saídas de Ronaldinho e Deco. E não inclui jogos da Copa do Rei, quando muitas vezes o Barcelona enfrentou rivais de categoria muito inferior.
Ele conta ainda que sem Messi, o Barcelona marca um gol a menos em média por partida. Com ele em campo, o Barcelona marca um gol a cada 33m20s. Sem ele, essa média sobe para um gol a cada 47m51s.
Ou seja, o time terá vida dura pela frente pelo menos até a volta do seu craque. E já foi possível ver isso na derrota deste sábado e na difícil vitória sobre o Las Palmas por 2 a 1 na semana passada.
Ainda se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo, Messi ainda perderá pelo menos mais seis partidas do Barcelona. Ele não deve estar em campo contra o Rayo Vallecano, Eibar, Getafe e Villarreal, peo Campeonato Espanhol, e nos dois jogos contra o BATE Borisov pela Liga dos Campeões da Europa. Ou o time reage sem o seu craque, ou será dura a vida da equipe catalã nos meses de outubro e novembro.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário