Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Neymar é o único brasileiro na disputa da Bola de Ouro

Neymar será o único brasileiro a disputar a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Nesta terça-feira, a Fifa e a revista "France Football" divulgaram a lista dos 23 jogadores indicados ao prêmio. O atacante é um dos seis jogadores do Barcelona na lista.
Neymar é um dos nomes mais cotados para estar entre os três finalistas. A Fifa anunciará a lista final no dia 30 de novembro. E provavelmente ela deve ter tanto Lionel Messi, o grande favorito ao título deste ano, quanto Cristiano Ronaldo, o atual dono da Bola de Ouro. O vencedor será conhecido no dia 11 de janeiro, em um cerimônia em Zurique, na Suíça.
Outros jogadores que podem desbancar Neymar e figurarem entre os finalistas são o holandês Robben, do Bayern de Munique, o uruguaio Luís Suárez, seu companheiro de Barcelona, e os alemães campeões do mundo no Brasil: o goleiro Manuel Neuer, terceiro colocado na edição deste ano, o volante Toni Kroos e o meia-atacante Thomas Müller, que vem fazendo uma grande temporada.
A lista tem seis jogadores do Barcelona, cinco do Real Madrid e cinco do Bayern de Munique, os campeões de indicados.
Pelo Barça, além de Messi, Neymar e Suárez, também concorrem Iniesta, Rakitic e Mascherano. Pelo Real, estão na disputa Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, James Rodríguez, Benzema e Toni Kroos. Do Bayern, além de Neuer, Müller e Robben, foram indicados o atacante Lewandowski e o chileno Arturo Vidal, que estava na Juventus no primeiro semestre. 
PIOR PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
Desde que o prêmio da Fifa foi unificado ao da "France Football" esta será a pior participação brasileira. Sem candidatas a melhor do mundo no feminino, o Brasil terá apenas Neymar concorrendo à Bola de Ouro. No ano passado, além de Neymar, que terminou em sétimo, Marta foi eleita a segunda melhor.
Em toda a história da premiação da Fifa, no entanto, o Brasil teve duas edições em que não teve um jogador sequer entre os melhores. Isso aconteceu em 1991 e em 1992, justamente nas duas primeiras edições. Em 91, o alemão Lothar Matthäus foi eleito o melhor. No ano seguinte, o holandês Marco Van Basten foi escolhido o melhor do mundo.
O ano em que o Brasil teve mais representantes foi em 2004. Na ocasião, Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor do mundo. Ainda apareciam na lista Adriano (6º), Kaká (10º), Roberto Carlos (21º) e Cafu (27º). No feminino, Marta ficou em terceiro lugar, Cristiane em 10º, Pretinha em 11º e Formiga em 12º.
Veja a lista de indicados:
Alexis Sánchez (Chile/Arsenal)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/Bayern de Munique)
Arturo Vidal (Chile/Juventus e Bayern de Munique)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
Ivan Rakitic (Croácia/Barcelona)
James Rodriguez (Colômbia/Real Madrid)
Javier Mascherano (Argentina/Barcelona)
Karim Benzema (França/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Bélgica/Wolfsburg e Manchester City)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Luis Suárez (Uruguai/Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique)
Neymar (Brasil/Barcelona)
Paul Pogba (França/Juventus)
Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique)
Sergio Agüero (Argentina/Manchester City)
Thomas Müller (Alemanha/Bayern de Munique)
Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia/PSG)

OS TÉCNICOS
A Fifa também divulgou a lista dos técnicos indicados ao prêmio de melhor treinador do ano. O argentino Jorge Sampaoli, campeão da Copa América com o Chile, está na lista.
Ele vai concorrer com alguns nomes conhecidos como Carlo Ancelotti (ex-técnico do Real Madrid), José Mourinho (Chelsea) e Pep Guardiola (Bayern de Munique) e outras surpresas, como Laurent Blanc (PSG) e Unai Emery, técnico que faz um ótimo trabalho no Sevilla.
Veja a lista dos indicados:
Arsène Wenger (França/Arsenal)
Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid)
Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madrid)
Jorge Sampaoli (Argentina/Seleção do Chile)
José Mourinho (Portugal/Chelsea)
Laurent Blanc (França/PSG)
Luis Enrique Martínez (Espanha/Barcelona)
Massimiliano Allegri (Itália/Juventus)
Pep Guardiola (Espanha/Bayern de Munique)
Unai Emery (Espanha/Sevilla)

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário