Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Próxima Liga dos Campeões está praticamente definida

Eu não sei quanto a vocês, mas eu já estou pensando na disputa da próxima Liga dos Campeões da Europa. O torneio da temporada 2012-13 promete ser bem interessante por uma série de motivos. Vamos a alguns deles:
1- Será o primeiro torneio do Barcelona sem o técnico Pep Guardiola. Vou querer saber como vai se comportar o Barça de Tito Vilanova, o ex-auxiliar promovido a técnico. Será que vai dar certo? Será que vai apresentar o mesmo belo futebol do time de Guardiola? O comportamento do time que nos últimos quatro anos ou foi campeão ou semifinalista perdendo para o campeão está me deixando curioso. Na sexta-feira, aliás, acontece a despedida de Guardiola do comando do time catalão com a final da Copa do Rey contra o Athletic Bilbao no Vicente Calderon.
2- O Real Madrid de José Mourinho. O treinador português acabou de renovar contrato até 2016, é o novo dono da bola com o título espanhol e os recordes batidos. Agora falta ao time conquistar mais uma vez o título europeu. Mourinho já declarou que " a décima está próxima", numa referência ao que seria o décimo título do Real Madrid. Será que os merengues sairão da fila?
3- O novo Chelsea. Que novo time o campeão nos mostrará na próxima temporada? Conseguirá defender o título. Motivação não falta, afinal o primeiro campeão de Londres poderá defender o título na sua casa, uma vez que a final da próxima temporada será disputada em Wembley dentro das comemorações dos 150 anos da Federação Inglesa. Além do Chelsea, outro clube da capital inglesa estará na disputa: o Arsenal.
4- O Borussia Dortmund. Se tem um time que ficou devendo nesta temporada em âmbito europeu foi o Borussia. O time de Jürgen Klopp fez uma excelente temporada doméstica, sendo campeão alemão e da Copa da Alemanha, mas foi vergonhosamente eliminado na fase de grupos e sequer pegou uma vaguinha na Liga Europa.  Agora com o reforço de Marco Reus, ex-Borussia Monchengladbach, e Mário Götze voltando a jogar com frequência (ele foi atrapalhado por lesões nesta temporada), o time promete ser forte, apesar da iminente perda de Kagawa, o grande nome da equipe neste ano.
5- Os novos ricos. O Manchester City entrará com novo status. Campeão inglês, o time agora precisará mostrar um pouco mais depois da eliminação na primeira fase nesta temporada. Ninguém espera menos do que uma semifinal da equipe de Roberto Mancini. Outro novo rico que voltará a disputar o torneio é o PSG. A equipe francesa de Carlo Ancelotti promete investir pesado na janela de transferências (os nomes frequentemente especulados são os de Kaká e Higuaín) e quer vir forte para fazer um bom papel e tentar ganhar o título francês, perdido na última rodada para a surpresa Montpellier.
6- A volta da Juventus. A Velha Senhora faz falta num torneio como a Champions. Agora ela chega como campeã italiana invicta e com moral para fazer um bom papel.
7- Possíveis surpresas. Times que andavam sumidos voltam a disputar o torneio. Casos de Feyenoord, Borussia Monchengladbach, Udinese... Será que um deles poderá surpreender? E quem será o candidato a novo APOEL, que foi para as quartas de final nesta temporada? São respostas que apenas a janela de transferências combinada com o sorteio das chaves e o início da próxima temporada poderão responder. 
Torneio começa em julho
Mas por enquanto tudo está no terreno das especulações. O que é concreto é que quase todos os participantes já estão definidos. Assim como suas datas. O pontapé inicial será no dia 25 de junho com o sorteio dos confrontos da primeira fase preliminar com jogos no dias 3 e 4 de julho e 10 e 11 de julho. A segunda fase será nos dias 17 e 18 e dias 24 e 25.
A terceira fase terá jogos nos dias 31 de julho e 1 de agosto e 7 e 8 de agosto. Aí no dia 10, tem o sorteio dos playoffs que terão jogos nos dias 21 e 22 de agosto e 28 e 29 de agosto. Dessa peneira sairão dez clubes que se juntarão aos 22 pré-classificados na fase de grupos.
O sorteio dos grupos será no dia 30 de agosto em Mônaco. E a fase de grupos acontece do dia 18 de setembro até 5 de dezembro. Depois teremos as oitavas de final (entre 12 de fevereiro e 13 de março), quartas de final (2 e 3 de abril e 9 e 10 de abril), semifinal (23 e 24 de abril e 30 e 1 de maio) e a grande final em Wembley no dia 25 de maio.
Disputarão a primeira fase preliminar os campeões de seis países com os piores coeficientes da Uefa: Valletta (Malta), Linfield (Irlanda do Norte), B36 Tórshavn (Ilhas Faroe), F91 Dudelange (Luxemburgo), Lusitanos (Andorra) e o campeão de San Marino, que ainda não conhecemos.
Os vencedores do mata-mata avançam para a segunda fase e se juntam a 31 times: Basel (Suíça), Ironi Kiryat Shmona (Israel), Slovan Liberec (República Tcheca), Red Bull Salzburg (Áustria), AEL Limassol (Chipre), Dínamo Zagreb (Croácia), BATE Borisov (Bielorrússia), Slask Wroclaw (Polônia), Zilina (Eslováquia), Molde (Noruega), Partizan (Sérvia), Helsingborg (Suécia), Zeljeznicar (Bósnia), HJK Helsink (Finlândia), Shamrock Rovers (Irlanda), Debreceni (Hungria), Sheriff (Moldávia), Ekranas (Lituânia), Ventspills (Letônia), Zestafoni (Geórgia), Neftchi Baku (Azerbaijão), Maribor (Eslovênia), Vardar (Macedônia), KR (Islândia), Shakhter Karagandy (Cazaquistão), Skenderbeu Korçe (Albânia), Flora Tallin (Estônia), The New Saints (País de Gales), Ulisses (Armênia) e os campeões da Bulgária e de Montenegro.
A metade que seguirá na disputa entra numa nova fase de mata-mata junto com: Anderlecht (Bélgica), Cluj (Romênia), Celtic (Escócia), Dínamo Kiev (Ucrânia), Feyenoord (Holanda), Fenerbahçe (Turquia), Panathinaikos (Grécia), Club Brugge (Bélgica), Vaslui (Romênia), Motherwell (Escócia) e o segundo colocado do Campeonato Dinamarquês.
Por fim, nos playoffs os vencedores se encontram com: Málaga, Borussia Monchengladbach, Udinese, Lille, Braga e Spartak Moscou.
Os dez sobreviventes vão se juntar a: Chelsea, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Real Madrid, Barcelona, Valencia, Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Schalke 04, Juventus, Milan, Montpellier, PSG, Porto, Benfica, Zenit, Shaktar Donetsk, Ajax, Galatasaray, Olympiakos e o campeão dinamarquês.
Os classificados da Dinamarca já estão definidos. Serão Nordsjaelland e Copenhagen. Resta saber quem será o campeão. Falta uma rodada e o Nordsjaelland lidera a competição com 65 pontos, dois a mais do que o Copenhagen.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário