Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

Manchester City é campeão inglês depois de 44 anos

Não há palavras para descrever como deve estar se sentindo o torcedor do Manchester City neste momento. Até os 45 minutos do segundo tempo, o time perdia o jogo para o Queens Park Rangers e a torcida chorava nas arquibancadas de tristeza por se ver mais um ano na fila. Até os 48 ela ainda via o seu time ver escapar o título inglês para o rival Manchester United. Mas um gol de  Agüero aos 48 do etapa final deu a inacreditável vitória por 3 a 2 e o primeiro título inglês da equipe de Roberto Mancini depois de 44 anos.
- Nunca vi nada parecido com isso. É incrível. Não sei o que dizer. Nós queriamos muito esse título e mostramos isso nos últimos três jogos - afirmou o técnico italiano. - Foi o final perfeito para uma temporada louca - completou Mancini.
O City termina a Premier League com os mesmos 89 pontos do United, mas conquistou o título no saldo de gols. O do City é de 64 positivos enquanto o do United ficou em 56 positivos.
A conquista veio de forma dramática no Etihad Stadium. O City abriu o placar com Zabaleta aos 39 minutos do primeiro tempo. A essa altura o time já jogava pressionado, pois o Manchester United abrira o placar contra o Sunderland com Wayne Rooney, resultado que se manteria até o final da partida.
De forma improvável, o Queens Park Rangers, que brigava contra o rebaixamento, reagiu e empatou com Cissé aos 3 minutos do segundo tempo. Um gol ainda daria o título ao City, mas os torcedores estavam tensos no estádio.
O pior ainda estava por vir. Aos 21, Mackie virou o jogo para o Queens Park Rangers. Agora o City tinha 29 minutos (contando com os cinco de acréscimo que o árbitro daria) para fazer dois gols e conquistar a taça.
O que se seguiu foi uma pressão absurda do City. Até o fim do jogo, o time deu mais de 40 chutes a gol e não conseguia vencer o goleiro Kenny, que depois de falhar no primeiro gol, fechou completamente a sua meta com grandes defesas.
Mas aos 46, Dzeko empatou o jogo dando alguma esperança para a torcida. Restavam quatro minutos e o jogo do United já tinha se encerrado. O time de Mancini foi com tudo para cima e coube a Agüero, o grande jogador da equipe na sua primeira temporada no futebol inglês, marcar o gol do título aos 48 minutos.
Começava a festa inacreditável nas arquibancadas e dentro do campo. Quando o árbitro apitou o fim da partida, os torcedores não conseguiram se conter e invadiram o gramado. Do seu camarote, o cantor Liam Gallagher, fanático torcedor do City, comemorava e até jogou cerveja num fotógrafo.
- Nunca deixei de acreditar no título - disse o zagueiro Kompany, capitão da equipe, que depois ergueu o troféu enquanto a torcida, já de volta para as arquibancadas, cantava "Hey Jude", dos Beatles.
Foi o terceiro título da história do City, campeão também em 1937 e 1968.
- Me sinto com 19 anos de idade. Merecemos ganhar esse jogo, tivemos tantas chances para ganhar esse jogo. O título é para estes torcedores - disses Mancini.
Até o Queens Park Rangers festejou. Mesmo com a derrota, o time não foi rebaixado porque o Bolton empatou com o Stoke City em 2 a 2. Assim o time terminou a temporada um ponto a frente da equipe.
Com o fim da temporada, City, United e Arsenal estão garantidos na Liga dos Campeões da Europa. Os Gunners venceram o West Bromwich por 3 a 2 e terminaram com a terceira colocação. O Tottenham também entrou na zona de classificação para a Champions com a quarta colocação, mas vai ter que esperar uma semana para comemorar a vaga. Isso porque o Chelsea roubará a vaga dos Hotspurs se for campeão europeu no próximo sábado contra o Bayern de Munique. O Tottenham disputará o torneio se os bávaros erguerem o troféu. Do contrário vai para a Liga Europa.
O Newcastle terminou na quinta posição e vai para a Liga Europa junto com o Liverpool, campeão da Copa da Liga Inglesa, e o Chelsea, campeão da Copa da Inglaterra. A menos que os Blues se classifiquem para a Champions.
Bolton, Blackburn e Wolverhampton foram rebaixados.
Outros resultados da última rodada: Chelsea 2 x 1 Blackburn, Everton 3 x 1 Newcastle, Norwich 2 x 0 Aston Villa, Stoke City 2 x 2 Bolton, Swansea City 1 x 0 Liverpool, Tottenham 2 x 0 Fulham e Wigan 3 x 2 Wolverhampton.
Confira a classificação final do Campeonato Inglês:
1- Manchester City - 89 pontos - campeão e na Liga dos Campeões
2- Manchester United - 89 pontos - Liga dos Campeões
3- Arsenal - 70 pontos - Liga dos Campeões
4- Tottenham - 69 pontos - Liga dos Campeões se o Chelsea não for campeão europeu
5- Newcastle - 65 pontos - Liga Europa
6- Chelsea - 64 pontos - Liga Europa ou Liga dos Campeões se for campeão europeu
7- Everton - 56 pontos
8- Liverpool - 52 pontos - Liga Europa pelo título da Copa da Liga Inglesa
9- Fulham - 52 pontos
10-West Bromwich - 47 pontos
11-Swansea City - 47 pontos
12-Norwich - 47 pontos
13-Sunderland - 45 pontos
14-Stoke City - 45 pontos
15-Wigan - 43 pontos
16-Aston Villa - 38 pontos
17-Queens Park Rangers - 37 pontos
18-Bolton - 36 pontos - rebaixado
19-Blackburn - 31 pontos - rebaixado
20-Wolverhampton - 25 pontos - rebaixado
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário