Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Kenny Dalglish não é mais técnico do Liverpool

A péssima campanha no Campeonato Inglês, quando terminou na oitava posição custou a cabeça do Rei. Kenny Dalglish, o eterno King Kenny, foi demitido nesta quarta-feira do comando do Liverpool. Embora tenha conquistado a Copa da Liga Inglesa, Dalglish falhou em classificar a equipe para a próxima Liga dos Campeões da Europa e ainda perdeu a Copa da Inglaterra para o Chelsea.
Na próxima temporada, o Liverpool vai disputar apenas a Liga Europa justamente por ter conquistado uma das Copas nacionais. Muito pouco para o time que é um dos três grandes campeões europeus com cinco conquistas.
Minutos após a oficialização da queda de Dalglish, começaram as especulações sobre quem assumirá a equipe. E um dos favoritos é o português André Villas-Boas, que está sem clube, mas teve uma passagem ruim pelo Chelsea. Ex-técnico do Porto, onde foi campeão nacional, Villas-Boas teve problemas de relacionamento com as estrelas da equipe e acabou sendo derrubado pelos veteranos jogadores dos Blues.
Outros nomes cotados são Alan Pardew, técnico do Newcastle que foi eleito o melhor da temporada, e Roberto Martinez, do Wigan.
- Foi uma honra e um privilégio ter tido a chance de voltar a comandar o Liverpool - disse Dalglish, em um comunicado. - Eu gostei muito de ter trabalhado com Steve (Gerrard), os jogadores e todo o corpo técnico e me sinto orgulhoso de ter levado o clube a conquistar seu primeiro troféu em seis anos com o título da Copa da Liga Inglesa e pelo clube ter ficado tão perto de um segundo troféu, a Copa da Inglaterra.
O ex-técnico disse, no entanto, que também ficou desapontado com o resultado do time na Premier League:
- Mas eu não trocaria a vitória na Copa da Liga Inglesa por qualquer outra coisa, pois eu sei o quanto significa para nossos torcedores voltar a conquistar títulos.

- Estou desapontado em deixar o clube, mas posso dizer que tudo foi conduzido pelos donos (do clube) de maneira honrada, respeitosa e digna, o que reflete a qualidade das pessoas que estiveram envolvidas e a continuidade do desejo de levar este clube a frente - completou Dalglish, antes de agradecer a todos.
O dono dos Reds, o americano John Henry, também elogiou Dalglish:
- Kenny sempre será mais do que um técnico campeão, mais do que uma estrela campeã. Ele é em muitas maneiras o coração e a alma deste clube. Ele personifica tudo o que é bom do Liverpool Football Club. Ele sempre colocou o clube e os torcedores em primeiro lugar e sempre fará parte da família de Anfield.
Dalglish voltou a comandar o Liverpool em outubro de 2010. O time teve uma boa temporada de recuperação a partir de então, mas não conseguiu a vaga na Liga dos Campeões. O objetivo era esse na temporada seguinte, quando não disputou nenhuma competição europeia, mas o time perdeu muitos pontos em casa e terminou na oitava posição, atrás, inclusive, do rival da cidade, o Everton. O time terminou a Premier League 37 pontos atrás do campeão Manchester City. Esta foi a pior posição da equipe em 18 anos e a sua pontuação (52) foi a pior desde a temporada 1953-54.
Dalglish foi um vitorioso jogador do clube pelo qual ganhou três títulos europeus, seis campeonatos nacionais e uma Copa da Inglaterra. Ele também obteve sucesso na sua primeira passagem pelo clube como técnico, cargo que acumulou enquanto ainda era jogador. Neste período entre o final dos anos 80 e o início dos 90, ganhou três títulos ingleses e duas Copas da Inglaterra. O último título inglês do Liverpool, na temporada 1989-90, foi com ele como treinador.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário