As cores e o escudo de um clube são sagrados não é verdade? Mas para os malaios que compraram o Cardiff City isso não tem a menor importância. Os donos dos clube galês que disputa a segunda divisão da Inglaterra querem mudar tanto as cores quanto o escudo da equipe. A ideia é mudar o azul para vermelho e o pássaro do escudo por um dragão.
O Cardiff é comandado pelo malaio Dato Chan Tien Ghee. Ele comprou o clube em 2010 e argumenta que os problemas financeiros da equipe fazem com que as mudanças sejam inevitáveis.
O Cardiff foi fundado em 1899 e joga de azul há mais de cem anos, mas o vermelho é considerada uma cor de sorte na Ásia. O dragão aparece na bandeira do País de Gales e é um animal muito simbólico na região.
- O novo escudo e as cores que têm sido discutidas são uma intenção de fazer uma demonstração simbólica da fusão do galês com a cultura aasiática com o uso do vermelho como cor predominante e do dragão galês junto ao nome do Cardiff City - disse Chan.
Ainda de acordo com o dono, isso ajudaria o clube a ter sucesso comercial e promoveria a marca do Cardiff, "dando ao clube mais chances de competir nas principais competições". Ele negou, no entanto, que não existe qualquer interesse de mudar o nome do clube.
- Posso atestar categoricamente que nunca planejamos mudar o nome do clube. O Cardiff City clube tem uma história rica e nos sentimos honrados em celebrar e dividí-la em âmbito local, nacional e internacional.
O time galês não joga na elite desde 1962. Mas neste ano a equipe chegou na decisão da Copa da Liga Inglesa, quando foi derrotado pelo Liverpool, nos pênaltis. Por coincidência, um time de camisa vermelha.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário