Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Montpellier conquista primeiro título francês de sua história

Foi uma longa espera de 93 anos, mas finalmente o Montpellier já pode reservar um espaço na sua sala de troféus para o título do Campeonato Francês. A equipe chegou neste domingo pela primeira vez ao topo da Ligue 1 ao derrotar o já rebaixado Auxerre por 2 a 1, fora de casa, no estádio Abbé Deschamps.
Mas a conquista não foi nada fácil. O Montpellier iniciou a última rodada do Campeonato Francês precisando apenas de um empate para conseguir o título enquanto o PSG tinha que vencer e torcer por uma derrota do líder para ser campeão.
O problema é que o Montpellier saiu perdendo com um gol de Kapo aos 20 minutos. Mas a torcida parisiense também não podia comemorar porque logo depois o PSG, que também jogava fora de casa, levou um gol do Lorient marcado por Monnet-Paquet.
O resultado dava o título ao Montpellier só que na primeira vez nada pode ser fácil. O Montpellier chegou a empatar com um gol de Utaka, só que na volta do intervalo a torcida do Auxerre começou a jogar bolas de tênis e tomates no campo. O jogo demorou para começar e enquanto isso o PSG partia para virar o jogo com gols de Pastore e do brasileiro Thiago Motta.
Durante o segundo tempo, a partida foi novamente interrompida porque os mal educados torcedores do Auxerre dessa vez atiraram sinalizadores no gramado. A situação ficou tensa. Se levasse um gol, o Montpellier perderia o troféu porque o PSG tinha um saldo de gols melhor  do que o rival.
Quando a partida recomeçou, o outro jogo já estava perto do fim. Ai brilhou novamente a estrela do nigeriano Utaka Ele marcou o gol da virada do Montpellier e fez a torcida do clube finalmente soltar o grito de campeã.
Com o fim da liga francesa, Montpellier, PSG e Lille se classificaram para a Liga dos Campeões da Europa. Lyon e Olympique de Marseille vão disputar a Liga Europa junto com o Bordeaux, que bateu o Saint-Ettienne por 3 a 2.
Além do Auxerre, foram rebaixados para a segunda divisão o Dijon e o Caen.
Outros resultados: Toulouse 0 x 2 Ajaccio, Evian 0 x 1 Brest, Valenciennes 3 x 1 Caen, Lille 4 x 1 Nancy, Lyon 3 x 4 Nice, Sochaux 1 x 0 Olympique de Marseille e Renns 5 x 0 Dijon.
Classificação final da Ligue 1:
1- Montpellier - 82 pontos - campeão e na Liga dos Campeões
2- PSG - 79 pontos - Liga dos Campeões
3- Lille - 74 pontos - Liga dos Campeões
4- Lyon - 64 pontos - Liga Europa 
5- Bordeaux - 61 pontos - Liga Europa
6- Rennes - 60 pontos
7- Saint-Etienne - 57 pontos
8- Toulouse - 56 pontos
9- Evian - 50 pontos
10-Olympique de Marseille - 48 pontos
11-Nancy - 45 pontos
12-Valenciennes - 43 pontos
13-Nice - 42 pontos
14-Sochaux - 42 pontos
15-Brest - 41 pontos
16-Ajaccio - 41 ponots
17-Lorient - 39 pontos
18-Caen - 38 pontos - rebaixado
19-Dijon - 36 pontos - rebaixado
20-Auxerre - 34 pontos - rebaixado
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário